Notícias #NoticiasDaCâmara

16/Out 2024

WAGNER COBRA PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA AUTISTAS

O vereador Wagner Teixeira cobrou do Executivo esclarecimentos sobre a “alarmante carência de médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e demais profissionais da saúde especializados no atendimento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) no município de São Sebastião."

“É de conhecimento público que o número de crianças diagnosticadas com autismo vem crescendo de forma expressiva em todo o país, e em São Sebastião, uma cidade com recursos financeiros bilionários, essa realidade não é diferente. Contudo, é inadmissível que famílias que precisam de suporte para o desenvolvimento de seus filhos sejam negligenciadas pela administração pública, que falha em oferecer os serviços essenciais de saúde e acompanhamento especializado”, relatou o vereador. 

Segundo Wagner, “o descaso com as pessoas com autismo e suas famílias reflete um desrespeito flagrante aos direitos dessa população e à dignidade humana”. Diante disso, o vereador fez uma série de questionamentos, entre eles: quantos médicos especializados em neuropediatria estão atualmente disponíveis na rede pública de saúde de São Sebastião para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista? Se não há nenhum, qual o motivo dessa ausência?; . Qual o número atual de terapeutas ocupacionais contratados pelo município para o atendimento de pessoas com autismo? Esse número é suficiente para atender a demanda crescente?

Wagner também perguntou: Quantos fonoaudiólogos estão disponíveis para o acompanhamento das crianças autistas no município? Existe alguma previsão de concurso público ou contratação emergencial para suprir a carência desse profissional?  A Secretaria Municipal de Saúde tem conhecimento da fila de espera para atendimento especializado de crianças com autismo? Quantas crianças estão aguardando por consultas com médicos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos?



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário