Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº de atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
x
A Câmara Municipal de São Sebastião realizou, nesta quarta-feira (11), no Plenário Vereador Zino Militão dos Santos, a primeira audiência pública destinada à apresentação e ao debate da proposta de atualização da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno.
Os trabalhos tiveram condução do presidente da Câmara, Edgar Celestino, responsável pela abertura da audiência, organização das falas e garantia do espaço de participação popular ao longo do encontro.
A audiência contou com a presença das vereadoras Enfermeira Maria Angela e Henriana Lacerda, além dos vereadores Pedro Renato, Tião da Solange, Daniel Soares, Daniel Simões, Professor Alex Damasceno, João Paulo Teixeira e do próprio presidente Edgar Celestino, que acompanharam as discussões e interagiram com os participantes durante a atividade.
A apresentação técnica teve responsabilidade do consultor jurídico, o Dr. Luís Fernando Machado, que destacou a necessidade de adequação dos textos às normas constitucionais e à realidade atual do Poder Legislativo.
“O regimento é de 1992 e passou por alterações pontuais ao longo do tempo. A proposta é promover uma atualização mais ampla, alinhada à Constituição e à realidade atual do Poder Legislativo”, explicou.
Participação dos vereadores
Os parlamentares acompanharam as contribuições apresentadas pela população e participaram do debate durante a audiência.
A vereadora Henriana Lacerda teve participação direta no encontro e realizou a leitura do manifesto apresentado pela comunidade tradicional do Araçá, o que incorporou a demanda ao debate sobre a construção do novo texto legal. A presença dos vereadores reforçou o caráter participativo da audiência e o diálogo direto entre o Poder Legislativo e a sociedade.
Participação da sociedade civil
Entre os participantes que utilizaram a palavra, Vinícius Jardim, representante do PCB (Partido Comunista do Brasil), ressaltou a importância da divulgação prévia do conteúdo em discussão para ampliar a participação popular.
“A gente não teve acesso ao conteúdo antes. Fica difícil participar de um debate sem conhecer o que está sendo proposto.”
O ex-vereador Marquinho Souza também utilizou a palavra e destacou a relevância de instrumentos de controle e responsabilidade administrativa no texto da Lei Orgânica.
“É importante que a Lei Orgânica tenha mecanismos que responsabilizem quando houver prejuízo ao erário.”
Contribuições sobre transparência e participação
Durante o espaço destinado às manifestações, o ator e diretor de teatro, Henrique Cardim, apresentou sugestões voltadas ao fortalecimento da transparência, da fiscalização e da participação popular.
“Prazer. Eu sou caiçara, tenho 44 anos e convivo com esse Legislativo. Acompanho desde 2004, quando me apresentaram a Constituição Federal. Foi onde eu comecei a ser militante da cultura.”
Ele também relatou experiências anteriores em audiências públicas ligadas ao planejamento orçamentário, com menção à Lei Orçamentária Anual (LOA) e ao Plano Plurianual (PPA).
“A gente foi na audiência pública, fizemos uma reivindicação com base técnica e não entrou na LOA. Às vezes o que dá a transparecer é que a gente vem, fala, mas não entra, não é discutido.”
Na sequência, apresentou propostas relacionadas à responsabilização por prejuízo ao erário, exigência de fundamentação técnica em votações, maior antecedência na divulgação de pautas e limitação do uso do regime de urgência.
“Essas medidas não são contra pessoas. São a favor da transparência, do controle social, da eficiência administrativa e do respeito ao dinheiro do povo.”
Manifesto da comunidade do Araçá
A audiência contou com a participação da comunidade tradicional da região do Araçá, que encaminhou um manifesto aos vereadores. O documento teve entrega de Humberto Messias, caiçara de São Sebastião, e leitura durante o encontro.
O posicionamento apresentou preocupações relacionadas à proteção territorial, à preservação do manguezal, à defesa da pesca artesanal e à garantia do direito de permanência das famílias na área. O texto também trouxe pedido para inclusão de mecanismos de proteção às comunidades tradicionais na Lei Orgânica.
Continuidade do processo
A audiência pública marcou o início das discussões voltadas à atualização da Lei Orgânica e do Regimento Interno, com objetivo de aprimorar os instrumentos legais que regem o funcionamento do Legislativo municipal.
A Câmara Municipal dará continuidade ao processo com novas etapas de debate e análise técnica das contribuições apresentadas, com foco no aperfeiçoamento institucional e no fortalecimento da participação social.
Vale ressaltar também a participação ativa de munícipes pelas Redes Sociais da Casa, seja pela Facebook ou pelo YouTube. Todas as sugestões foram consideradas com registro legal em ata eletrônica.
Foto: Luciano Vieira | CMSS
| 23 Jun 2026 |
Proposta apresentada pela Secretaria da Fazenda prevê orçamento superior a R$ 2,1 bilhões para o próximo exercício; projeto segue em tramitação na Câmara MunicipalA Câmara Municipal de São Sebastião realizou, na noite da última segunda-feira (22), no P...
| 22 Jun 2026 |
Encontro acontece às 18h, no Plenário Vereador Zino Militão dos Santos, e é aberto à participação da populaçãoA Câmara Municipal de São Sebastião realiza nesta segunda-feira (22), às 18h, uma Audiência Pública para discussão do Projeto de Lei nº 49/202...
| 12 Jun 2026 |
A Câmara Municipal de São Sebastião informa que a Audiência Pública destinada à discussão do Projeto de Lei nº 49/2026, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária do Município para o exe...
| 10 Jun 2026 |
Sessão ordinária teve discussões sobre ocupações irregulares, equipamentos públicos, assistência social, saúde e homenagens a personalidades do municípioA Câmara Municipal de São Sebastião realizou, na noite desta terça-feira (9), a 18ª Sessão Ordinári...
| 01 Jun 2026 |
Secretaria informou aplicação de 25,33% da receita própria em saúde e detalhou atendimentos, investimentos e desafios da rede municipalA Câmara Municipal de São Sebastião recebeu, na última sexta-feira (29), a audiência pública de prestação de contas d...
| 29 Mai 2026 |
A Câmara Municipal de São Sebastião realizou a segunda audiência pública da semana, nesta quinta-feira (28), e a terceira desde o início das discussões destinada à apresentação e discussão da revisão da Lei Orgânica Municipal (LOM). O encontro reuniu m...