Notícias #NoticiasDaCâmara

06/Jul 2022

Wagner pede providências para garantir segurança à população

O vereador Wagner Teixeira defende providências imediatas, por parte do Executivo, para garantir a segurança da população e dos turistas que visitam São Sebastião. A solicitação foi apresentada, por meio do Requerimento nº 296/2022, aprovado em plenário, na sessão de terça-feira (5).

O parlamentar apontou vários casos ocorridos, ao longo do município, e questionou sobre a necessidade de mais segurança nos bairros. Ele citou casos de roubos e sequestros de mulheres ocorridos em Juquehy, na Costa Sul, sendo que, de acordo com a Polícia Militar, foram três registros atendidos dessa natureza. Nesse caso, pediu a possibilidade de ser instalada uma base da Guarda Civil Municipal (GCM) em Juquehy.

A mesma reivindicação foi feita para a instalação de uma base da GCM na Costa Norte. Em relação ao bairro do Jaraguá, Wagner questionou "quais medidas a Prefeitura vem realizando, juntamente com as forças de segurança, para que aquela área não fique à mercê da marginalidade, tornando-se mais um polo dominado pelo tráfico".

Ele quer saber se houve alguma discussão sobre esse assunto e, "estrategicamente, o que seria exequível e importante para que a segurança pública melhore diante do aumento populacional no bairro". O vereador também questionou sobre os motivos do aumento da criminalidade na cidade.

Wagner citou o caso de uma idosa feita refém durante roubo em condomínio de luxo, em fevereiro deste ano, o assalto ao Hotel Roma, no centro da cidade, em maio, quando criminosos renderam funcionários e roubaram R$ 93 mil, além de uma tentativa de assalto à uma gestante, no mesmo mês, que acabou com ?uma dupla de criminosos sendo espancada?, perto da praia, em Boiçucanga, pelos moradores. 

"Recentemente, moradores e turistas usaram grupos em redes sociais para alertar sobre casos de furtos a veículos em uma praia de São Sebastião. Como a Prefeitura tem agido para manter a imagem de São Sebastião como uma cidade segura?", indagou o vereador, que também cobrou a possibilidade de ser aumentado o efetivo da Atividade Delegada da Polícia Militar.

Em sua propositura, Wagner Teixeira comentou o tiroteio, há cerca de duas semanas, em Maresias, que resultou em três mortes: um menino de 13 anos, o tio e um policial militar, sendo que "no mês passado já havia ocorrido outra morte na mesma rua".

Em função dos casos relatados, o vereador pediu levantamento de quantos assaltos a residências foram registrados na cidade entre 2020 e este ano, além do número de roubos de veículos e de homicídios nesse mesmo período. Wagner também questionou como a Prefeitura avalia a segurança pública no município, quais os índices de violência registrados de 2017 a 2021 e como tem sido a atuação no combate ao tráfico de drogas.

Em seu trabalho, ele comentou que o prefeito alega que são "situações pontuais" e que "não há uma escalada de violência afirmando ainda que São Sebastião é a quinta cidade mais segura do Brasil. Entretanto, de acordo com dados da Secretaria de Segurança do Estado, cresceu a quantidade de furtos e homicídios nos cinco primeiros meses de 2022". Por essa razão, Wagner quer saber qual a fonte oficial que designa a cidade como a quinta mais segura do País e solicitou documento comprovando o fato.

De acordo com o vereador, "o prefeito fez bem quando implantou a Operação Delegada onde o policial, na sua hora de folga, recebe do município para fazer a segurança. Só que precisa dar estrutura para o policial e dobrar o número de policiais que fazem a Operação Delegada porque hoje estamos numa crescente violência e só com policiamento ostensivo da Polícia Militar, da Guarda Municipal que, provavelmente, será inibida, de alguma forma, essa escalada da violência", argumentou Wagner Teixeira. 

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário