Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº de atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
xO vereador Wagner Teixeira solicitou informações, do Executivo, sobre a concessão de limpeza, coleta, destinação e tratamento de resíduos urbanos em São Sebastião, bem como o detalhamento do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) de Resíduos Sólidos.
O tema foi abordado no Requerimento nº 320/2022, aprovado na sessão de terça-feira (9), em que o vereador também pediu a justificativa, da administração, para a falta de um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Esse foi o principal ponto contrário ao projeto de PPP, apontado nas audiências públicas, realizadas entre 26 e 28 de julho, para tratar da questão da concessão dos serviços.
O diagnóstico realizado pela Prefeitura para encontrar uma solução a ser tomada como lixo domiciliar foi um dos vários questionamentos do vereador ao Executivo. Ele indagou o motivo de a PPP não atender o disposto no artigo 9º, da Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e quer saber se a Prefeitura possui Plano de Resíduos Municipal.
Wagner indagou, também, qual a proposta da Prefeitura para a reeducação de consumo, o que propõe para reaproveitamento dos materiais, se tem projetos de compostagem e se possui estudo de gravimetria para conhecer o perfil dos resíduos gerados e avaliar a geração qualitativa e quantitativa.
Lixo Zero
O vereador comentou, na propositura, que foi elaborado manifesto pela sociedade civil organizada com a visão de tornar São Sebastião uma referência nacional em cidade Lixo Zero. Por isso, questionou quais foram os investimentos em políticas públicas adotados para a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento do lixo, entre 2019 e 2022, e ainda se a Prefeitura objetiva reduzir em 90% a destinação de resíduos sólidos para os aterros sanitários.
Wagner apontou que, na audiência pública foi comentado que, no caso de implantação da usina, seria necessária a produção de 150 toneladas de lixo por dia, o que, conforme apontou, não ocorre em São Sebastião. Diante disso, ele quer saber: "se não produz, o que será feito com a necessidade excedente? São Sebastião vai comprar lixo de outros municípios?".
Ele também questionou onde será construída a usina de lixo. Outro ponto abordado é que, como explicou o parlamentar, o projeto apresentado na audiência mostra que haverá renda pelo pagamento da taxa do lixo, contribuição acessória da Prefeitura e venda de energia elétrica. "No entanto, não há detalhes de valor estimado de arrecadação. Somente o do investimento, de mais de R$ 300 milhões em 30 anos", disse Wagner, que indagou se será cobrado mais um tributo além da taxa de lixo e qual a previsão de arrecadação aos cofres públicos.
Em relação à questão da "solução propriamente dita sobre a possível implantação da usina de lixo, pergunto: a incineração acontecerá com uma queima em duas etapas? Por que a Prefeitura de São Sebastião ousou realizar audiências públicas para discutir a possível implantação de uma usina de tratamento térmico de resíduos sólidos na cidade sem ao menos ter um Plano Municipal de Resíduos?", questionou Wagner.
Ao justificar seu trabalho, o parlamentar comentou que o mundo "trata hoje da energia limpa. Em São Sebastião, vamos na contramão do mundo. Vamos queimar lixo e não se faz mais isso". Ele pediu à administração que refaça o projeto pois, nas três audiências, a população, "quase que por unanimidade, foi contrária ao projeto".
Foto: Luciano Vieira/CMSS
18 Jun 2025 |
De autoria do vereador Professor Alex Damasceno, o Projeto de Lei nº 37/2025 regulamenta o horário de funcionamento de adegas e comércios varejistas de bebidas alcoólicas em São Sebastião.Apresentado na Sessão Ordinária desta terça-feira (17), a legisl...
18 Jun 2025 |
De autoria da vereadora Enfermeira Maria Angela, o Projeto de Lei nº 36/2025 institui, em São Sebastião, o Selo “Comércio Amigo da Mulher”. O projeto de lei foi apresentado na Sessão Ordinária desta terça-feira (17), no Plenário Zino Militão dos Santos...
05 Jun 2025 |
A Câmara Municipal de São Sebastião apresentou, nos primeiros cinco meses de 2025, um crescimento expressivo na produção e na audiência dos conteúdos publicados no site oficial da instituição. Entre 1º de janeiro e 5 de junho deste ano, foram redigidos...
23 Abr 2025 |
A Câmara de São Sebastião aprovou, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (22), o Projeto de Lei nº 16/2025, de autoria do vereador Diego Nabuco, que institui a Semana de Conscientização sobre a Síndrome Pós-Aborto no calendário oficial...
02 Jul 2024 |
A Câmara de São Sebastião vai realizar uma sessão extraordinária, nesta terça-feira, às 14 hs.A presente sessão foi convocada pelo Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal, Marcos Fuly, em conformidade com o Artigo 31, inciso I da Lei Orgânica do Munic...
08 Fev 2024 |
O presidente da Câmara, vereador Marcos Fuly, cobrou do Executivo instalações de bicicletários em todas as repartições públicas e lugares estratégicos turisticamente, em nosso município. Ele destaca que a bicicleta é um meio de transporte barato, ecológ..