Notícias #NoticiasDaCâmara

09/Ago 2021

Teimoso pede ao Executivo a criação da lei para instituir a política pública "Menstruação Sem Tabu"

O vereador Edivaldo Pereira Campos (Teimoso) defendeu, no Requerimento n° 351/2021, a criação através do Executivo, de projeto de lei que cria a política pública "Menstruação Sem Tabu".
A iniciativa tem o objetivo de conscientizar sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos em São Sebastião.
Segundo o parlamentar, a quantidade de pessoas que não têm acesso a protetores menstruais, como os absorventes descartáveis, leva mulheres a recorrerem a métodos inseguros para coleta da menstruação, como papel higiênico, folhas de jornais ou até mesmo miolo de pão.
"Muitas adolescentes não têm acesso a estes itens de higiene e acabam faltando mais dias na escola, durante o período menstrual, o que pode prejudicar seu desempenho escolar", justificou Teimoso.
O vereador citou, também, a reportagem da jornalista Giulia Granchi, publicada na página universa/UOL, em 7 de fevereiro, que aborda o tema: "Jovem de 17 anos cria projeto para doar absorventes a mulheres pobres".
Segundo Granchi, 22% das meninas de 12 a 14 anos no Brasil não têm acesso a produtos de higiene adequados durante o período menstrual. O índice sobe para 26% entre adolescentes de 15 a 17 anos, "de acordo com a pesquisa, da marca de absorvente Sempre Livre, feita em 2018".
No requerimento, Teimoso justificou, ainda, que, além da carga mental, por não ter condições básicas de cuidados essenciais nesse período, a pobreza menstrual contribui para o aumento da desigualdade entre homens e mulheres. Como resultado da precariedade menstrual, meninas acabam faltando mais dias na escola durante o período menstrual, o que pode prejudicar seu desempenho escolar.
"Por ter filhas mulheres eu sei das dificuldades que elas enfrentam. Estou pensando no povo que realmente necessita e esse projeto será de suma importância em nossa cidade. Espero que o Poder Executivo possa elaborar um projeto para que nós possamos aprovar e beneficiar todas as mulheres de São Sebastião", comentou Teimoso, em defesa do seu requerimento.

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário