Notícias #NoticiasDaCâmara

19/Out 2022

Soares quer unidades do CAPS I e CAPS AD na Costa Sul

O vereador Daniel Soares solicitou, ao Executivo, na sessão de terça-feira (18), a possibilidade de serem instaladas unidades do CAPS I e CAPS AD ma Costa Sul de São Sebastião.

"Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial", informou o vereador, no Requerimento nº 432/2022.

Soares explicou que nesses estabelecimentos atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento como: psicoterapia, tratamento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.

O vereador comentou que o CAPS I atende todas as faixas etárias para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, em cidades ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

Já, o CAPS AD: Álcool e Drogas, também atende todas as faixas etárias, mas é especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, sendo instalado em municípios ou regiões com, pelo menos, 70 mil habitantes.

"Em nosso município possuímos as duas unidades, contudo, elas estão localizadas da seguinte forma: o CAPS I, no bairro da Topolândia, e o CAPS AD, no bairro Jaraguá. Infelizmente, com essa configuração, o atendimento da população da Costa Sul fica prejudicado, pois os pacientes que necessitam de atendimento possuem dificuldade em se deslocar ao extremo norte do município para buscar atendimento e tratamento", frisou Daniel Soares.

Por essa razão, o parlamentar reforçou o pedido para a instalação das unidades na Costa Sul e, caso seja possível, pediu previsão de prazo para que isso aconteça. Já, na impossibilidade de atendimento à reivindicação, Soares pede explicações dos motivos que impedem a administração de levar esse benefício à população da Costa Sul.


Foto: Luciano Vieira/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário