Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº de atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
xA reforma do imóvel público, localizado na Rua Tropicanga, nº 22, em Boiçucanga, onde funcionam as Unidades de Saúde da Família I e II, a Unidade Básica de Saúde e Centro de Reabilitação, foi solicitada pelo vereador Daniel Soares, na sessão de terça-feira (11). Ele também pediu, ao Executivo, a instalação de um Centro de Controle de Zoonoses na Costa Sul de São Sebastião.
No Requerimento nº 410/2022, em que trata da reforma do prédio das unidades de saúde, o vereador Soares explicou que a Atenção Básica ou Atenção Primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde, ou seja, é o atendimento inicial.
"Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A Atenção Básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos", comentou o vereador, em seu trabalho.
Soares frisou, ainda, que há diversos programas governamentais relacionados à Atenção Básica, sendo um deles a "Estratégia de Saúde da Família (ESF)", que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo: consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas UBSs.
De acordo com o parlamentar, as unidades localizadas na Rua Tropicanga não atendem somente a comunidade de Boiçucanga, mas grande parte da população da Costa Sul. "Em função de inúmeras solicitações da comunidade e, após visitação presencial, pude constatar que o prédio necessita de reforma e adequações urgentes, tanto para melhorar o atendimento, acessibilidade e segurança dos usuários, quanto na melhoria do ambiente para os profissionais que ali exercem suas atividades", declarou Soares.
O vereador pediu, portanto, a reforma do prédio e quer saber se ela contemplaria a necessidade de adequação quanto às exigências de acessibilidade. Caso não seja possível a realização das obras de reforma, Soares questionou a administração se existe previsão para a construção de um novo prédio que atenda as unidades instaladas no local atualmente.
Centro de Zoonoses
Já, no Requerimento nº 411/2022, Daniel Soares pediu estudo para a instalação de uma unidade do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Costa Sul do município. O vereador explicou a importância da unidade que é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde, previsto no Sistema Único de Saúde, "que tem a função de controlar doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos pelos animais, como Leptospirose, Doença de Chagas, Leishmaniose e Raiva, entre tantas outras que podem até levar as pessoas à morte".
De acordo com Soares, "em função da extensão do nosso município, a população da Costa Sul que necessita de atendimento, principalmente no que tange ao serviço de castração, fica prejudicada, pois fica obrigada a se deslocar até ao bairro do Jaraguá, extremo norte do município, para poder realizar o procedimento em seus animais".
O parlamentar frisou, ainda, que essa mesma população, "sem recursos para custear esta intervenção cirúrgica, acaba procurando o serviço do CCZ, porém, em sua maioria absoluta, não possuem também condições de deslocar até a sede do CCZ de carro, e aguardar algumas horas para que o animal tenha alta".
Por esses motivos, pediu informações, à Prefeitura, se existe planejamento e previsão de ser instalada uma unidade do CCZ na Costa Sul. Caso negativo, pede explicações dos motivos que impedem o atendimento. Ele indagou, ainda, sobre a possibilidade de a população local contar com um posto avançado que possa realizar o serviço de castração na região.
Em relação às castrações, questionou se são fornecidos os medicamentos necessários, no pós-cirúrgico, para que o animal possa ser medicado em casa e, caso negativo, quer saber os motivos do não fornecimento dos medicamentos.
Foto: Luciano Vieira/CMSS
18 Jun 2025 |
De autoria do vereador Professor Alex Damasceno, o Projeto de Lei nº 37/2025 regulamenta o horário de funcionamento de adegas e comércios varejistas de bebidas alcoólicas em São Sebastião.Apresentado na Sessão Ordinária desta terça-feira (17), a legisl...
18 Jun 2025 |
De autoria da vereadora Enfermeira Maria Angela, o Projeto de Lei nº 36/2025 institui, em São Sebastião, o Selo “Comércio Amigo da Mulher”. O projeto de lei foi apresentado na Sessão Ordinária desta terça-feira (17), no Plenário Zino Militão dos Santos...
05 Jun 2025 |
A Câmara Municipal de São Sebastião apresentou, nos primeiros cinco meses de 2025, um crescimento expressivo na produção e na audiência dos conteúdos publicados no site oficial da instituição. Entre 1º de janeiro e 5 de junho deste ano, foram redigidos...
23 Abr 2025 |
A Câmara de São Sebastião aprovou, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (22), o Projeto de Lei nº 16/2025, de autoria do vereador Diego Nabuco, que institui a Semana de Conscientização sobre a Síndrome Pós-Aborto no calendário oficial...
02 Jul 2024 |
A Câmara de São Sebastião vai realizar uma sessão extraordinária, nesta terça-feira, às 14 hs.A presente sessão foi convocada pelo Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal, Marcos Fuly, em conformidade com o Artigo 31, inciso I da Lei Orgânica do Munic...
08 Fev 2024 |
O presidente da Câmara, vereador Marcos Fuly, cobrou do Executivo instalações de bicicletários em todas as repartições públicas e lugares estratégicos turisticamente, em nosso município. Ele destaca que a bicicleta é um meio de transporte barato, ecológ..