Notícias #NoticiasDaCâmara

23/Mar 2022

Soares pede "Programa Escola da Inteligência" nas instituições públicas e particulares

A possibilidade de implantação do "Programa Escola da Inteligência" nas unidades de ensino das redes pública e privada, ao longo do município, foi reivindicada pelo vereador Daniel Soares, por meio do Requerimento nº 91/2022, aprovado na sessão de terça-feira, 22.

Criado pelo psiquiatra, pesquisador e escritor, Augusto Cury, o programa propõe, por meio de equipe multidisciplinar especializada, o desenvolvimento da inteligência, formação da personalidade e desenvolvimento das relações interpessoais.

Em seu trabalho, Soares explicou que o programa, que é gratuito, objetiva "oferecer às instituições de ensino e órgãos públicos e privados um material que forneça ferramentas essenciais para que as crianças e jovens, além dos professores, gestores e famílias, possam elaborar e desenvolver importantes habilidades nas relações que estabelecem consigo mesmos e com os outros".

Entre as metas do programa constam: estimular o desenvolvimento das funções mais complexas da inteligência humana como aprender a gerenciar os pensamentos, a pensar antes de reagir e aprender a se colocar no lugar dos outros, a trabalhar perdas e frustrações, a superar ofensas e a proteger a emoção.

Ele também estimula o desenvolvimento da maturidade intelectual e emocional, o aprimoramento das relações interpessoais e fornece ferramentas para a saúde emocional e, assim, prevenir a baixa autoestima, a ansiedade, os transtornos psicológicos, a agressividade e o uso de drogas.

Soares justificou o "atual contexto social e educacional de nosso município, no qual presenciamos uma série de problemas relacionados à conduta dos jovens e das crianças em sala de aula, a preocupação com a segurança escolar, a qualidade do ensino, as relações interpessoais na escola e outros problemas relacionados com a violência e a intolerância".

Segundo o vereador, "percebemos uma série de conflitos nessa demanda que podem ser classificados como depressão, violência social (ambiente escolar), uso de drogas lícitas e ilícitas, bullying, anorexia, agressividade e impulsividade, dificuldades de relacionamento interpessoal, déficit de atenção, estresse e ansiedade, doenças psicossomáticas, gravidez precoce, prostituição infantil e juvenil, doenças sexualmente transmissíveis".

Diante dessas questões, ele apontou a importância da adesão ao "Programa Escola da Inteligência", que é "admirável nos dias de hoje e acreditamos ser o momento certo para aceitar esse método como opção de auxílio pedagógico e reduzirmos, assim, os danos futuros e promover a qualidade de ensino no município", frisou Daniel Soares.

Além de solicitar a implantação do programa, Soares pediu informações se há levantamento, por parte da Secretaria de Educação, sobre o número de casos de bullying e demais problemas emocionais envolvendo crianças e adolescentes.

Foto: Luciano Vieira | CMSS




Notícias relacionadas



Deixe um Comentário