Notícias #NoticiasDaCâmara

28/Abr 2022

Soares defende implantação de sistema de monitoramento eletrônico de encostas

A possibilidade de a administração municipal implantar um sistema de monitoramento eletrônico de encostas para prevenção de deslizamentos de terra foi apontada pelo vereador Daniel Soares, no Requerimento nº 166/2022, aprovado em plenário, na sessão de terça-feira,26.

O vereador apresentou uma matéria, veiculada na imprensa, que mostra projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR), por meio de sistemas de sensores que permitem o monitoramento eletrônico de morros e encostas com potencial risco de deslizamento podendo agilizar o atendimento dos chamados.

Segundo Soares,  "a implantação de sistema semelhante poderia ajudar ainda mais no trabalho da Defesa Civil que já vem prestando relevantes serviços às comunidades". O vereador comentou, em seu trabalho, que o  "nosso município possui inúmeros núcleos urbanos consolidados em áreas de encostas e declividade acentuada" e que "em virtude da geografia específica, nos períodos de chuvas ocorrem deslizamentos em vários locais, colocando em risco a vida dos moradores".

Soares apresentou dados relevantes de levantamento efetuado pela Defesa Civil e divulgado no Portal Oficial da Prefeitura onde mostram que, até outubro de 2021, cerca de 87 setores de 21 áreas foram monitorados, sendo 46 setores localizados na Costa Sul, 28 na Região Central e 13 na Costa Norte.

De acordo com os dados da Defesa Civil,  "as ocorrências mais comuns são alagamentos, escorregamentos (deslizamentos de terra em encostas e morros urbanos), possibilidade de inundações, rastejo (deslocamento de terras que antecede deslizamentos) e solapamento de margem (queda das encostas por erosões das margens dos cursos d'água)", conforme consta no requerimento.

Por essa razão, Soares pediu informações da Prefeitura se existe a possibilidade de instalação de sistema semelhante ao desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no município e, caso positivo, pede previsão para sua implantação. O vereador também quer informações sobre qual sistema é utilizado para monitoramento das encostas e morros em São Sebastião.




Notícias relacionadas



Deixe um Comentário