Notícias #NoticiasDaCâmara

14/Dez 2022

Simões quer informações sobre cancelamento do "Glorifica Litoral"

Considerado um dos maiores eventos da comunidade evangélica do País, o  "Glorifica Litoral" foi tema de trabalho do vereador Daniel Simões na sessão de terça-feira (13). O parlamentar pediu informações, ao Executivo, sobre o cancelamento do evento que consta nos calendários oficiais de Eventos do Município e do Governo do Estado de São Paulo.

No Requerimento nº 543/2022, Simões explicou a importância do evento, que faz parte dos calendários Municipal e Estadual, e pediu esclarecimentos sobre os motivos do cancelamento desse importante evento que teve sua primeira edição em 2009, quando atraiu mais de 150 mil pessoas de várias cidades da do Litoral e outros municípios.

Instituído pela administração, na época, e realizado pelo Conselho de Pastores de São Sebastião, o "Glorifica Litoral" repetiu o sucesso, em 2010, atraindo público maior, cerca de 200 mil pessoas, que prestigiaram os shows de grandes sucessos musicais do mundo gospel, além de bandas locais, e também momentos de louvor, adoração e a ministração da palavra.

Em 2011, o evento entrou para o Calendário Oficial do Estado de São Paulo, por meio da Lei nº 14.524, de 2 de setembro, que instituiu o "Dia Glorifica Litoral", a ser comemorado, anualmente, na primeira quinzena do mês de setembro, durante a "Semana Sociocultural Evangélica, em São Sebastião". A lei foi instituída pelo, então, governador Geraldo Alckmin, e o secretário de Turismo, na época, Márcio França.  

Sua 11ª edição ocorreu entre 16 e 21 de outubro de 2019 e o evento não foi mais realizado, mesmo passado o período da pandemia do Corornavírus (Covid-19) quando todos os eventos foram suspensos como forma de prevenção à doença. 

"Esse é um requerimento bem simples. A gente sabe que sempre teve o Glorifica Litoral, em São Sebastião. Era um evento de suma importância para os evangélicos e o município tem, praticamente, 50% de pessoas evangélicas que esperam esse dia para que possam se reunir com as famílias e amigos para orar. E este ano não vai ter, mesmo sendo uma lei estadual", afirmou Daniel Simões.

O vereador frisou a importância do "Glorifica Litoral", que foi considerado o maior evento gospel do País, e lembrou que ele atrai não somente o público evangélico, mas é um evento ecumênico. Além disso, por atrair pessoas de várias cidades, ajudou muito a fomentar o comércio e o turismo local, além de trazer harmonia e momentos de paz e louvor para toda a cidade.

Simões explicou que tem sido muito cobrado pela população sobre a realização do evento e, portanto, cobrou explicações da administração pelo cancelamento do "Glorifica Litoral", principalmente porque o município tem promovido diversos festivais na Praça de Eventos, localizada na Rua da Praia.

Diante desse fato, Simões questionou se os "festivais e afins que estão ocorrendo na Praça de Eventos fazem parte do Calendário Oficial e se estão sendo custeados pelo município". Caso negativo, quer saber os motivos que impedem a realização do  "Glorifica Litoral". 

Foto: Luciano Vieira/CMSS






Notícias relacionadas



Deixe um Comentário