Notícias #NoticiasDaCâmara

28/Dez 2020

Restauro do Prédio histórico da Câmara é entregue à população

Na manhã desta segunda- feira (28/12), a Câmara Municipal de São Sebastião realizou uma cerimônia simbólica para marcar a entrega da obra de restauro do prédio histórico que, desde a década de 20, é considerado o centro de importantes discussões e acontecimentos políticos da cidade.

"É motivo de orgulho entregar o prédio da Câmara totalmente reformado. Hoje eu estou muito feliz porque essa obra marca uma etapa da minha vida, sinto que estou no caminho certo, trabalhando em prol do povo sebastianense e, principalmente, em prol da cultura caiçara", explicou o presidente do Legislativo, Teimoso Campos.

Durante a cerimônia, foi descerrada a placa de inauguração, com o nome do Paço Municipal em homenagem ao ex- vereador Onofre Santos Filho, eleito por diversas vezes, preso e torturado durante a Ditadura Militar.

"O meu pai nunca havia recebido uma homenagem e não poderia ter sido melhor ter o Paço Municipal com o nome dele. Isso é uma alegria e uma honra para nossa família. Hoje, tanto ele quanto a minha mãe devem estar muito felizes onde estiverem", disse o vereador, filho do homenageado, Onofre Santos Neto.

Projeto - O prédio da sede política da Câmara é do século XVIII foi adquirido pelo ex- presidente Sebastião Silvestre Neves, em julho, de 1921, por Rs 3:500$000 (Três contos e quinhentos mil réis).

O imóvel já passou por muitas reformas ao longo de sua existência. O atual projeto de restauro foi desenvolvido pelo Departamento de Urbanismo da Prefeitura, em 2017, e aprovado pelo Condephaat, em 2018.

O restauro recuperou argamassas, rebocos e sanou infiltrações de cobertura, além disso, ampliou o espaço do plenário.

As cores da fachada do prédio foram prospectadas em 2001 e o amarelo predominante foi mantido. Já o letreiro que identifica o prédio, instalado na década de 80, passou a ser na cor verde.

De acordo com as arquitetas Isabela Galvez e Fernanda Palumbo, autoras do projeto, essas cores eram usadas nas pinturas dos prédios públicos, durante o século 19, por serem os tons predominantes no brasão imperial.

"O maior desafio foi ampliar o plenário sem deformar o prédio. Nós tivemos algumas surpresas agradáveis durante a obra e total liberdade para deixar as paredes à mostra, escolher um piso que fosse similar ao original e decidir sobre as cores do prédio, que já haviam sido prospectadas em 2001, pelos alunos da Oficina Escola", explica Palumbo.

Pesquisa - Após a entrega do restauro, arqueólogos continuarão realizando uma pesquisa no prédio histórico da Câmara em busca de resquícios sobre a ocupação pré- colonial e dos séculos anteriores ao XVIII.

O serviço de arqueologia ainda está na fase inicial, pois a equipe responsável aguarda autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para realizar o trabalho.

"Nós conseguimos que a Câmara permanecesse onde ela é desde os anos 20, no coração político da cidade e, assim, manter a tradição do povo de São Sebastião de assistir as sessões pelas janelas. Com o andamento do trabalho de arqueologia, nós temos certeza de que vamos descobrir muitos fatos desconhecidos da história da cidade", explica a arquiteta Fernanda Palumbo.

Obra - A obra de restauro da sede política da Câmara de São Sebastião foi iniciada no dia 03 de agosto.

Com problemas elétricos, infiltrações no telhado e diversos pontos de umidade e manchas nas paredes causadas por fungos, o mau estado de conservação do prédio havia sido alvo de apontamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

A licitação da obra foi feita na modalidade tomada de preço e contou com a participação de 8 empresas. A empresa vencedora foi a FMC Construção Eirelli, que apresentou o menor preço.

"Para mim, foi uma hora ter participado de uma obra tão importante, ainda mais porque a sala do plenário tem o nome do meu avô Zino Militão dos Santos", disse o empresário, Zilson Scandiussi Santos, conhecido por Cito, proprietário da empresa FMC.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega do prédio histórico, além do presidente da Câmara, Teimoso Campos, os vereadores Ernaninho, José Reis, Maurício Bardusco e Onofre Santos Neto. Também marcaram presença os vereadores eleitos André Pierobon e Diego Nabuco.

Legenda: 

Foto 1 - Descerramento da placa de inauguração da obra de restauro do prédio histórico da Câmara

Foto 2 - Fachada do prédio pintado com as cores do brasão imperial, conforme costume no século 18.

Foto 3 - Presidente da Câmara, Teimoso Campos, com a arquiteta Fernanda Palumbo

Foto 4 - Sala da presidência, após a obra de restauro. 

Foto 5 - Presidente Teimoso Campos e o vereador Onofre Santos Neto próximos à placa em homenagem ao ex- presidente Onofre Santos Filho, que dá nome ao Paço Municipal.

Foto 6 - Detalhe da parede que mostra as técnicas de construção usadas no passado. 

Foto 7 - Pátio externo que foi ampliado após a obra de restauro





Notícias relacionadas



Deixe um Comentário