Notícias #NoticiasDaCâmara

24/Jun 2021

Renato pede construção de Rancho de Pescadores em Barequeçaba e retomada das obras do Contorno Sul

Investimentos na manutenção da cultura caiçara e da pesca artesanal é o objetivo do vereador Pedro Renato que defende a construção de um Rancho de Pescadores no bairro de Barequeçaba. Esse foi um dos temas abordados na sessão desta terça-feira, 22, em que o vereador também solicitou, junto ao Estado de São Paulo, a retomada das obras do Contorno Sul.
O enfoque à cultura caiçara foi abordado no Requerimento nº 300/2021 em que o vereador pediu informações ao prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, sobre a possibilidade de ser construído um Rancho de Pescadores para a comunidade caiçara de Barequeçaba, conforme necessidade apontada por representantes da Sociedade Amigos do Bairro.
Segundo Renato, o rancho facilitaria a vida dos pescadores que teriam onde guardar seus artefatos e barcos de pesca valorizando, também, essa atividade tradicional. Ele justificou que a administração tem realizado a construção e recuperação de diversos ranchos ao longo da cidade e reforçou a necessidade de atender, também, os pescadores de Barequeçaba, inclusive com um novo píer para atender as necessidades da comunidade.
O vereador quer saber, ainda, se existe processo de licitação em trâmite voltado ao atendimento à essa reivindicação e, caso positivo, qual o prazo para início das obras.
Contorno Sul
Já, no Requerimento nº 317/2021, o vereador Renato pediu informações ao governador de São Paulo, João Dória Junior, sobre a "imediata retomada das obras do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios", uma vez que os "munícipes de São Sebastião vêm sofrendo com a paralisação da obra pelo Governo do Estado de São Paulo".
O vereador quer saber qual a previsão da retomada dos serviços, respectivamente dos lotes 2, 3 e 4 informando o início das obras ou andamento do certame licitatório, "caso o Governo do Estado tenha interesse em ajudar os munícipes de São Sebastião que estão cansados do total abandono da obra", disse Renato, que também pediu explicações caso o Governo não retome o projeto.
Já, no caso de haver interesse do Estado em executar a obra com data de início superior a 90 dias, Renato questionou se é possível o Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) executar os serviços de reparos e manutenção nos trechos abaixo dos viadutos, que estão abandonados e expondo os moradores a diversos riscos.Ele também pediu a possibilidade de o órgão efetuar reparos e manutenção nas erosões e desvio de cursos de águas pluviais existentes em decorrência da obra.
O vereador também questionou "qual o motivo da existência de imóveis que foram indenizados, e outros não, uma vez que estão todos na mesma área de impacto, sofrendo pelos mesmos problemas". Ele também quer saber qual a razão da paralisação da obra considerada importante para a região e que "encontra-se em completo estado de abandono".
Renato lembrou que a obra do Contorno Sul, tão aguardada ligação entre Caraguatatuba e São Sebastião, favoreceria o fluxo de veículos entre as cidades, bem como iria melhorar o escoamento da produção das indústrias instaladas no Vale do Paraíba. "Esse importante empreendimento, que fez parte de um pacote do Governo do Estado para facilitar o acesso ao Litoral Norte, tinha como objetivo levar mais segurança viária aos moradores, incrementar a economia local e o Porto de São Sebastião, além de facilitar a chegada dos turistas às belas praias da região", comentou o vereador.
E, diante da situação atual, o vereador também indagou, em seu trabalho, se é "de conhecimento do Governo Estadual os impactos e consequências em decorrência do total abandono da obra em face dos moradores do entorno e de todos os moradores não só de São Sebastião, mas do Litoral Norte como um todo".

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário