Notícias #NoticiasDaCâmara

09/Set 2022

Renato e Reis pedem Centro Integrado de Atendimento na Costa Sul

Em trabalho conjunto, os vereadores Pedro Renato e José Reis defenderam, na sessão de terça-feira (6), a implantação de um Centro Integrado de Atendimento (CIA), na Costa Sul.

A proposta é proporcionar tratamentos terapêuticos convencionais como Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudióloga, Educador Físico, Pedagogo e Arte Terapeuta), visando concentrar os atendimentos e ter um olhar humanizado e global sobre a questão do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No Requerimento nº 374/2022, os vereadores solicitaram, à Prefeitura, a possibilidade da implantação do Centro Integrado de Atendimento, na Costa Sul, explicando que  "é dever do Poder Público oferecer um atendimento humanizado e global da questão TEA - Transtorno do Espectro Autista".

Conforme apontaram no documento, "nossa cidade conta com diversas pessoas engajadas em auxiliar as pessoas e as famílias que, brilhantemente, tratam de nossas crianças, jovens e adultos com TEA". Portanto, "é imprescindível que a municipalidade busque soluções que possam integrar nossas crianças, jovens e adultos com TEA".

Eles comentaram que "estudos científicos mostram que, quanto mais cedo é feito o diagnóstico do TEA e mais cedo iniciar o tratamento, maiores são as chances de sucesso".

Renato e Reis justificaram que "os benefícios de um espaço pensado de forma presente e também progressiva, teria um papel social imenso, pois poderia ser utilizado de forma inteligente e consciente para outros PCDs, idosos e etc. Além de desafogar o Centro de Reabilitação local, seria devolvido à população um local de acolhimento, eventos, utilidades públicas, cursos, entre outros, solucionando um problema latente e também pensando nesta demanda crescente que é o assunto TEA".

Eles questionaram a administração sobre qual a real possibilidade de dispor de local para a implantação do Centro Integrado de Atendimento (CIA) na Costa Sul e, caso positivo, qual o prazo para dispor desse importante espaço. Já, caso não seja possível, eles querem saber o que impede o Poder Executivo de efetuar esse investimento essencial para todo o município.

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário