Notícias #NoticiasDaCâmara

19/Mai 2022

Renato defende portal em Boracéia para abrigar policiamento

A necessidade de ser construído um portal no bairro de Boracéia, divisa de São Sebastião com Bertioga, para abrigar, de forma permanente, a Polícia Municipal, com local destinado às viaturas das polícias Militar e Rodoviária, foi o tema abordado pelo vereador Pedro Renato na sessão de terça-feira, 17.

O vereador solicitou informações à Prefeitura, no Requerimento nº 198/2022, sobre a possibilidade de ser construído esse portal para garantir mais segurança à população diante de uma série de ocorrências de furtos, roubos, sequestro relâmpago, entre outros crimes nos bairros da Costa Sul.

Renato apontou, em seu trabalho, que embora a segurança pública não seja atribuição do Poder Executivo Municipal, a administração tem efetuado diversos investimentos na Polícia Municipal,  "o que traz mais segurança para nossa cidade que é totalmente turística".

O parlamentar frisou que  "os bairros da Costa Sul, em especial Boracéia, vêm sofrendo com constantes ações criminosas". Portanto, ele acredita que um portal para abrigar a Polícia Municipal, com viaturas das polícias Militar e Rodoviária, além da instalação de câmeras do sistema muralha eletrônica, em Boracéia, da divisa com Bertioga, seria propício para combater a criminalidade.

Renato quer saber se já existe algum projeto nesse sentindo, certame licitatório para essa finalidade e previsão para início das obras. Caso negativo, pede explicações dos motivos que impedem a realização do portal no bairro. Ele também questionou se é possível manter uma viatura da Polícia Municipal 24 horas na região,  "tendo em vista que a construção de um portal nos moldes indicados pode demorar em decorrência dos trâmites burocráticos".

Problemas

Ao justificar seu trabalho, Renato comentou que a situação foi complicada, nas duas últimas semanas, na divisa de Boracéia entre São Sebastião e Bertioga. Ele comentou que após o início da Operação Sufoco, desencadeada pelo Estado, aumentou o número de ações criminosas na região.

Renato agradeceu a ação da Polícia Militar e da Guarda Municipal que  "está fazendo o possível, numa cidade muito extensa, tendo de cobrir todos os bairros. As deficiências são muitas". O vereador também pediu para incluir, no requerimento, explicações sobre a possibilidade de concurso público para os guardas do  Município.  "Temos de trazer, com urgência, para suprir as necessidades. São 60 vagas que faltam para preencher o quadro", explicou o vereador.

De acordo com o parlamentar, o portal seria importante para a prevenção da criminalidade não só em Boracéia, mas em todo o município.  "Com uma guarda permanente, tenho certeza que irá inibir, coibir bastante porque a resposta é rápida. É importante essa discussão com o Governo, o prefeito, para que se faça uma base, com emergência, para combater os crimes que estão ocorrendo nessa divisa ", afirmou Renato.


Foto: Luciano Vieira/CMSS




Notícias relacionadas



Deixe um Comentário