Notícias #NoticiasDaCâmara

29/Abr 2021

Reis pede informatização das USF`s e defende vacinação para pessoas com doenças crônicas e Síndrome de Down

A preocupação com a saúde da população e a melhoria na infraestrutura das unidades de saúde voltou a ser tema dos trabalhos do presidente Reis. Na sessão de terça-feira, 27, ele solicitou ao Executivo a possibilidade de informatização de todas as Unidades de Saúde da Família (USF´s).

Reis também pediu informações se o município seguirá o cronograma do Governo do Estado de São Paulo de imunização contra a Covid-19 atendendo, em maio, pessoas com doenças crônicas, portadores de Síndrome de Down e trabalhadores do transporte público.
No Requerimento nº 199/2021, aprovado em plenário, o vereador lembrou a Portaria n° 3.193, de 27 de novembro de 2020, que institui o incentivo financeiro federal para implantação de prontuário eletrônico no âmbito do Programa Informatiza APS. Segundo Reis, "o município de São Sebastião fez a adesão ao incentivo financeiro, onde foram homologadas 24 equipes de Saúde da Família, o que possibilita o recebimento, em parcela única, no valor de R$ 27.157,00 para cada equipe" frisando, ainda, que "a informatização e implantação do prontuário eletrônico do cidadão faz parte do Plano de Governo 2021/2024".
O vereador questionou a administração sobre o prazo para implantação do prontuário eletrônico nas 24 USF's e se existe planejamento para início da informatização nas Unidades de Saúde da Família. "A informatização, bem como a implantação do prontuário eletrônico do cidadão, são ferramentas importantes para a melhoria no atendimento à população possibilitando mais agilidade por parte dos profissionais", destacou Reis.
Covid-19
Já, no Requerimento nº 200/2021, Reis comentou o anúncio feito pelo Governo do Estado, no último dia 20 de abril, de que iniciará, em maio, a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com doenças crônicas, portadores de Síndrome de Down e trabalhadores do transporte público. Por esse motivo, pediu informações se a Prefeitura seguirá o mesmo cronograma de imunização.
O vereador explicou, em seu trabalho que, "entre as pessoas com doenças crônicas, o Estado priorizou a vacinação em pacientes renais em diálise e transplantados imunossuprimidos, que são os que possuem o sistema imunológico afetado, além de portadores de Síndrome de Down, sendo que esse grupo será imunizado antes mesmo dos trabalhadores de transporte público, com previsão de atendimento para o dia 10 de maio".
A preocupação com portadores de necessidades especiais já tinha sido apontada por Reis no Requerimento nº 98/2021, aprovado na sessão de 12 de março, em que ele pediu a inclusão de pessoas com Síndrome de Down, crianças especiais e deficientes entre as prioridades na imunização contra o Coronavírus.
Na ocasião, o vereador justificou seu pedido em "função das complicações pelas comorbidades que podem estra relacionadas às doenças". Ele comentou, em seu trabalho, estudo realizado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e publicado, no ano passado, na Revista Science, que aponta a gravidade da doença em portadores com Síndrome de Down pois a Covid-19 chega a ser 10 vezes mais mortal nessas pessoas.
Reis também explicou a importância da vacinação nos trabalhadores de transporte público, "que também atuam na linha de frente dos serviços essenciais à comunidade, estando em contato direto com as pessoas e, portanto, sujeitos a contaminações pelo Coronavírus". Por essa razão pediu informações sobre o cronograma da Prefeitura para atendimento a esses grupos e também se será possível incluir as crianças especiais na imunização contra a Covid-19.

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário