Notícias #NoticiasDaCâmara

27/Nov 2022

Reis pede cobertura de quadra na Cigarras e Campanha de Conscientização ao HIV/Aids

A instalação da cobertura na quadra poliesportiva do bairro da Cigarras, Costa Norte do município, foi solicitada pelo presidente José Reis na sessão de terça-feira (22). Em outro trabalho, ele pediu a possibilidade de ser realizada Campanha de Conscientização e Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis em alusão mês "Dezembro Vermelho".

"A quadra poliesportiva, localizada no bairro da Cigarras, é a única área de lazer e entretenimento da comunidade, sendo que o espaço abrange diversas variedades para práticas esportivas", comentou Reis, no Requerimento nº 502/2022.

Segundo o presidente, "essa quadra de esportes é de suma importância para os jovens e as crianças do bairro que aproveitam esse único espaço para praticar esportes e, assim, ficam ausentes das ruas e acabam ganhando, ainda, não só mais qualidade de vida, como também segurança e a possibilidade de interação social com a comunidade"

Reis comentou que "várias quadras espalhadas, ao longo dos bairros do município, foram contempladas com coberturas, proporcionando mais conforto e segurança aos jovens e crianças, o que também facilitou a prática de várias atividades esportivas, mesmo em dias de intenso calor ou chuvas e até mesmo nos períodos noturnos, pois contam com melhor iluminação".

Portanto, frisou a necessidade de a administração investir, também, nesse importante equipamento esportivo do bairro da Cigarras, "melhorando o atendimento à toda a comunidade que poderá usufruir das benfeitorias no local".

"Dezembro Vermelho" 

A realização de Campanha de Conscientização e Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, em alusão ao mês "Dezembro Vermelho" foi solicitada por Reis, no Requerimento nº 508/2022.

Instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017, a "Campanha Dezembro Vermelho" objetiva gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Além disso, a ação visa chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

De acordo com Reis, "no Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids. Essa conquista se deve ao fortalecimento das ações do Ministério da Saúde para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV, com a incorporação de medicamentos de primeira linha para tratar os pacientes".

Reis comentou que, em 2021, a Secretaria de Saúde e Fundação de Saúde Pública (FSPSS), promoveram palestras e testagem na população ao longo do mês. Por isso, questionou a administração sobre a possibilidade de ser realizada a campanha e divulgado cronograma de ações a serem desenvolvidas em todo o município.

Fotos: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário