Notícias #NoticiasDaCâmara

15/Out 2022

Reis defende investimentos na malha e dia especial de prevenção e combate ao Câncer de Mama

Após faturar o tetracampeonato nos 84º Jogos Abertos do Interior, no último dia 10, a equipe de malha de São Sebastião foi o tema do trabalho do presidente José Reis, na sessão de terça-feira (11), quando ele pediu mais investimentos na modalidade. Ele também defendeu a instituição do "Dia D" e intensificação das ações de combate ao Câncer de Mama dentro da "Campanha Outubro Rosa", que acontece em nível mundial. 

Desde 1992, a equipe de malha de São Sebastião tem a incrível marca de 50 títulos, sendo que os mais importantes são: seis vezes campeã dos Jogos Regionais, uma vez campeã paulista e também brasileira e, agora, com o resultado do último dia 10, tetracampeã dos Jogos Abertos do interior. 

Para incentivar o esporte, Reis solicitou, ao Executivo, no Requerimento nº 406/2022, a possibilidade de novos investimentos na equipe de São Sebastião. Apesar de ser uma das modalidades que mais traz títulos para a cidade, a equipe de malha "encontra-se com dificuldades em manter seu Centro de Treinamento, bem como os atletas que vão em busca de condições melhores em outros municípios", explicou o presidente do Legislativo.

Reis fez questão de frisar a importância da história da modalidade e o "empenho de todos os atletas que contribuem para levar São Sebastião aos pódios". Ele cumprimentou a todos, especialmente o ex-jogador e técnico da equipe, José Francisco da Silva, mais conhecido como Zico da Malha, presente na sessão, pelo trabalho e dedicação ao esporte. "Essa história precisa ser valorizada e preservada", afirmou Reis.

Em reunião realizada em junho, com o Sr Zico, foram debatidos os problemas da modalidade e a necessidade de investimentos na reabertura de espaços para treinamento nos bairros e na formação de novos talentos contribuindo para o desenvolvimento do esporte.

 Outubro Rosa

A intensificação das ações na prevenção e combate ao Câncer de Mama e Colo de Útero foi apontada no Requerimento nº 414/2022, em que o presidente José Reis pediu a realização do "Dia D", preferencialmente em um sábado, durante a "Campanha Outubro Rosa", com a proposta de descentralizar os atendimentos com consultas, exames e prevenção às doenças.

"Estamos no mês em que é realizada, em nível mundial, a 'Campanha Outubro Rosa', de prevenção e conscientização sobre o Câncer de Mama, com a proposta de informar sobre a necessidade de alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença, que é um dos tipos de câncer que mais atinge e mata as mulheres, seguido pelo câncer colorretal e colo de útero", explicou o presidente do Legislativo.

Como apontou em seu trabalho, "surgem cerca de 25% novos casos de Câncer de Mama em todo o mundo e 29% no Brasil que ocupa a segunda posição, entre os países com a mais alta incidência da neoplasia, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca)". Ele lembrou que, "em 2017, o Brasil registrou 16.927 mortes em decorrência do Câncer de Mama atingindo, desse total, 16.724 mulheres e 203 homens, ?sendo, portanto, essencial a prevenção e o diagnóstico precoce para controlar e vencer a doença".

No ano passado, a Prefeitura realizou, em conjunto com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Esportes (Seesp), Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS), várias ações, ao longo do mês, em todas as 24 Unidades de Saúde da Família (USFs).

Foram palestras, encaminhamentos, mamografias e coletas de Papanicolau por livre demanda, proporcionando atendimento e conscientização sobre a necessidade de combater o Câncer de Mama. Por isso, Reis pediu a possibilidade de intensificação das ações e a realização do ?Dia D? visando a descentralização do atendimento, com a realização de exames e prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero.

O presidente também solicitou a divulgação do cronograma de atividades, que seja disponibilizado um ginecologista em cada região para atendimento nos casos que exigem melhor atenção e diagnóstico, dados estatísticos do número de pacientes (mulheres e homens) em tratamento e residentes no município e também o número de óbitos, nos últimos anos, em decorrência da doença.

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário