Notícias #NoticiasDaCâmara

07/Out 2021

Reis defende instalação de Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Carreta da Mamografia

A ampliação do atendimento na área da saúde volta a ser debatida pelo presidente José Reis que defende a instalação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF AB), com equipe especializada à atenção primária, e também o envio, por parte do Governo do Estado, da Carreta da Mamografia para exames de prevenção ao câncer de mama.

Segundo Reis, o "Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) possui papel primordial para a manutenção da saúde, visto que as demandas de saúde na rede de serviços da atenção primária necessitam da participação de outros profissionais", explicou no Requerimento nº 479/2021, aprovado na sessão de terça-feira (5).

Ele frisou, ainda, que o "NASF é uma estratégia inovadora e tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/ Saúde da Família, incluindo ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção e reabilitação?, sendo que a instalação do NASF AB "faz parte de compromisso assumido conforme consta do Plano de Governo, na gestão 2021/2024", apontou Reis em sua propositura.

Ao questionar se a administração possui estudos já elaborados e projetos visando a instalação do NASF AB e se já existe algum cronograma ou planejamento por parte da Secretaria de Saúde, Reis comentou as legislações publicadas referentes ao tema como a Portaria n° 154, de 24 de janeiro de 2008, que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), e a Portaria nº 3.124, de 28 de dezembro de 2012, que redefine os parâmetros de vinculação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Reis frisou a importância das ações desenvolvidas pelo NASF que "englobam atividades físicas e corporais, práticas integrativas e complementares, reabilitação, alimentação e nutrição, saúde mental, serviço social, saúde da criança, do adolescente e do jovem, saúde da mulher e assistência farmacêutica".

Carreta da Mamografia

Para reforçar o trabalho da "Campanha Outubro Rosa", que visa reforçar programas de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o vereador Reis pediu à Prefeitura a possibilidade de solicitar, ao Governo do Estado de São Paulo, o envio da Carreta da Mamografia para realização de exames e detecção precoce do câncer de mama.

A solicitação foi feita por meio do Requerimento nº 480/2021 em que ele ressaltou  a importância da iniciativa, uma vez que são oferecidas mamografias gratuitas e sem a necessidade de pedidos médicos ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos, bastando a apresentação do RG e o Cartão SUS para serem atendidas. As mulheres fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde também podem utilizar o serviço desde que apresentem o pedido médico.

Segundo Reis, o tempo de permanência da "Carreta da Mamografia", em cada cidade visitada, é de 15 dias. "Portanto, devido à extensão do município de São Sebastião, é importante realizar cronograma de atendimentos nas regiões do Centro, Costa Norte e Costa Sul para atingir o maior número de mulheres".

Preocupado com essa questão, o vereador também pediu informações à administração municipal sobre as demais ações previstas pela Secretaria de Saúde, ao longo de todo o município, em relação à "Campanha Outubro Rosa" visando a conscientização e prevenção do câncer de mama.

Foto: Luciano Vieira/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário