Notícias #NoticiasDaCâmara

31/Mar 2021

Reis defende CRAS em Juquehy e vacinação para professores da área de Esportes

A necessidade de instalação de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro de Juquehy, Costa Sul de São Sebastião, foi reivindicada pelo presidente do Legislativo, vereador José Reis, na sessão de terça-feira, 30, no Requerimento nº 133/2021.

Ele explicou que o CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais no território.

Segundo Reis, no CRAS são ofertados serviços de proteção e atendimento integral às famílias, de convivência e fortalecimento do vínculo familiar e proteção básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos.

Devido à demanda na região, a instalação de uma unidade em Juquehy é essencial, pois hoje os usuários do bairro e toda a região têm de se deslocarem até o CRAS de Boiçucanga para serem atendidos, o que acarreta, ainda, sobrecarga maior de pacientes na unidade que atende a Costa Sul.

O vereador comentou, ao justificar seu pedido em plenário, que somente de Boracéia a Juquehy são cerca de 10 mil pessoas e o CRAS de Boiçucanga está sobrecarregado.

Esse é um serviço essencial para a comunidade. Se tivéssemos um CRAS em Juquehy, não estaríamos passando pelos problemas que temos hoje, explicou Reis.

Em seu requerimento, ele questionou a Prefeitura se existe planejamento, por parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), de instalar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro de Juquehy e, caso positivo, qual a previsão. Caso negativo, explicar os motivos.

Reis também quer saber qual o número de atendimentos mensais no CRAS de Boiçucanga e o motivo de ter sido fechado o Núcleo de Apoio à Assistência Social que atendia em Juquehy.

Vacinação

Já, no Requerimento nº 134/2021, Reis solicitou informações à Prefeitura sobre a possibilidade de incluir os professores de Educação Física, da Secretaria de Esportes, no grupo de educadores para serem contemplados com a vacina contra Covid-19.

Ele lembrou que, no Requerimento nº 77/2021, de 2 de março, pediu a inclusão dos professores do município entre os grupos prioritários, o que acabou sendo atendido com o anúncio do Governo do Estado, em 24 de março, do início da vacinação para professores a partir de 12 de abril.

De acordo com o Governo do Estado, a vacinação será para educadores da rede pública e privada, acima de 47 anos, que trabalhem em creches e escolas até o Ensino Médio, com a estimativa de atender 350 mil pessoas incluindo docentes, diretores de escola e inspetores de alunos.

Reis comentou, em sua justificativa, durante a sessão, que a Prefeitura de São Sebastião deve seguir o cronograma do Estado em relação à imunização dos professores.

Por essa razão, pediu para incluir cerca de 30 profissionais de Educação Física, da Secretaria de Esportes que normalmente, estão em constante contato com a população, principalmente atuando na Promoção Social, e que, em virtude do risco de contaminação estão realizando suas atividades em caráter de home office, como apontou em seu trabalho.

Reis também pediu para incluir os professores de Educação Física que atuam voluntariamente no município, bem como os que trabalham em academias e como personal trainer.

Essa vacinação é muito importante para a proteção da comunidade escolar, das crianças, de todos que desenvolvem atividades junto às escolinhas esportivas e em contato com a população, para garantir mais segurança, principalmente assim que forem retomadas as aulas presenciais, afirmou o presidente do Legislativo.


Foto: Rafael Rodrigues/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário