Notícias #NoticiasDaCâmara

25/Ago 2022

Presidente Reis defende revitalização da Praça da Mentira e reforma do Conselho Tutelar na Costa Sul

Ponto de encontro tradicional e importante do bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município, a Praça da Mentira, precisa ser revitalizada. Esse foi um dos temas apontados pelo presidente do Legislativo, José Reis, na sessão de terça-feira (23). Ele também pediu, ao Executivo, a reforma do prédio que abriga o Conselho Tutelar da região.

Localizada na Rua Hilarião C. Matos, a Praça da Mentira é um dos pontos mais antigos do bairro e conhecida, com essa denominação, desde a época em que a região era chamada de Vila de Boiçucanga, explicou Reis, no Requerimento nº 338/2022. Ele destacou a necessidade de revitalização urgente pois a "praça está com a pintura deteriorada, mato alto e sem manutenção e servindo como ponto de abrigo para moradores de rua".

Segundo Reis, "além de ser uma área de lazer para crianças, o local serve como ponto de encontro de moradores da comunidade" que, historicamente, sempre se reuniam nessa praça para contar seus casos e "os pescadores paravam para falar das novidades, o que acabou originando o nome do espaço como Praça da Mentira", comentou o vereador, em seu trabalho.

Reis frisou a importância do investimento na Praça da Mentira, uma vez que o "o bairro de Boiçucanga vem recebendo cada vez mais incentivos e melhorias por parte da administração como a construção do hospital, a nova praça Pôr do sol, calçamento das ruas, melhorias na mobilidade urbana e locomoção da população local, sendo, necessário, também, investir na manutenção de suas praças e espaços tradicionais", afirmou o presidente.

Por essa razão, ele solicitou da Prefeitura a possibilidade de revitalização da praça e, caso positivo, que seja divulgado o cronograma para início das melhorias. De acordo com Reis, a revitalização poderá trazer "benefícios à uma região carente de área de lazer e espaços para o convívio social e entretenimento da população".

Conselho Tutelar 

A possibilidade de a administração realizar a reforma no prédio do Conselho Tutelar, localizado à Rua Canto Sul, nº 25, em Boiçucanga, foi o tema do Requerimento nº 339/2022. Reis comentou que São Sebastião conta com dois polos de atendimento, um para o Centro/Costa Norte e outro para a Costa Sul com atendimentos de Boracéia a Toque Toque Pequeno.

De acordo com o presidente, a equipe de 11 funcionários realiza cerca de cinco a 10 atendimentos por dia no Conselho Tutelar da Costa Sul, cujo prédio está em precárias condições. Além das portas dos sanitários que não foram instaladas, as telhas estão danificadas, o quadro de energia corre risco de curto elétrico, os pisos estão quebrados, a pintura desgastada, com mofo na parte interna das salas e possível infiltração, além da necessidade de poda de árvore no local.

Reis justificou seu pedido frisando a importância do Conselho Tutelar, "um órgão público colegiado de competência municipal, de caráter deliberativo, executivo e fiscalizador, onde o objetivo é atender crianças e adolescentes e aplicar as medidas de proteção necessárias".

O Conselho Tutelar tem como meta  "atender e orientar os pais ou responsáveis, e aplicar as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de promover a execução de suas decisões, encaminhar ao Ministério Público notícias e fatos que constituem infração administrativa ou penal contra o direito das crianças e adolescentes, dentre outras ações", afirmou Reis.

Foto: Luciano Vieira/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário