Notícias #NoticiasDaCâmara

09/Set 2021

Presidente Reis defende digitalização de acervo do Imprensa Livre e Chip News e Campanha de Prevenção ao Colesterol

A Preservação da história da imprensa regional e campanha de saúde para prevenção do colesterol foram os temas abordados pelo presidente José Reis na sessão da Câmara Municipal, realizada na quarta-feira (8).

A necessidade de ser elaborado um projeto de digitalização do acervo dos jornais Imprensa Livre e Chip News, com sede em São Sebastião, que registraram quase 30 anos de história do município e todo o Litoral Norte, foi apontada no Requerimento nº 418/2021 encaminhado ao prefeito Felipe Augusto.

Em seu trabalho, Reis comentou a importância do movimento iniciado na região, com apoio de mais de 200 pessoas, incluindo jornalistas de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, voltado à preservação da memória da região por meio da digitalização do acervo dos jornais Chip News e Imprensa Livre que, por muitos anos, foram responsáveis pela divulgação dos fatos ocorridos em toda a região enriquecendo a história do Litoral Norte Paulista.

Os integrantes do movimento defendem um projeto de digitalização e disponibilização na internet do acervo dos jornais que está sob a guarda do Arquivo Histórico de São Sebastião desde 2017, sendo que todo o material continua em papel com risco de se deteriorar, o que acarretaria em perda irreparável para a memória da região.

"O Jornal Imprensa Livre, e seu antecessor Chip News, com sede em São Sebastião, representam o registro da nossa história durante quase 30 anos, entre 1986 e 2015, tendo sido o único jornal diário a circular nos quatro municípios do Litoral Norte, registrando os principais fatos e as grandes questões que marcaram este período da nossa história, como aponta o documento de solicitação de apoio encaminhado pelos integrantes do movimento", frisou Reis em sua propositura.

O presidente agradeceu a presença da jornalista Raquel Salgado na sessão, que representou o movimento de solicitação de apoio ao Legislativo, e frisou aos vereadores a necessidade de apoio para que esse projeto possa ser realizado. "Quem não acompanhou as matérias, divulgações de 30 anos da história do município de São Sebastião? Hoje o acervo se encontra largado em um espaço e, teoricamente, tudo isso poderá se perder", disse Reis.

Segundo o presidente da Câmara, o projeto de digitalização é uma forma de preservar a história dos jornais que contribuíram para a vida das pessoas. "Estamos encaminhando esse requerimento ao Executivo e a gente pede que o prefeito trate com muito carinho, muita responsabilidade e peça que o Departamento de Comunicação, junto com a Secretaria de Governo, possam conduzir esse trabalho e contratar uma empresa que possa fazer a digitalização".

Reis questionou o Executivo sobre a possibilidade de elaborar estudos para a digitalização do acervo dos jornais e se há projetos de preservação deste acervo que está sob a guarda do Arquivo Histórico da Prefeitura de São Sebastião desde 2017. Ele também quer saber detalhes das ações a serem desenvolvidas para atender a reivindicação que trata da preservação da história do Litoral Norte e do papel da imprensa relacionado ao período de 1986 a 2015, prestado pelos profissionais que atuaram nos jornais Chip News e Imprensa Livre.

Prevenção

Pesquisas da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que quatro em cada 10 adultos sofrem, comprovadamente, com o nível de colesterol elevado, o que equivale a cerca de 18,4 milhões de pessoas que correm riscos de ter algum problema sério, com riscos à saúde como o desenvolvimento de doenças isquêmicas.

A preocupação com a saúde da população levou o presidente Reis a pedir, no Requerimento nº 419/2021, informações ao Executivo sobre a realização de Campanha de Prevenção ao Colesterol ao longo do município. Entre seus questionamentos, Reis quer saber sobre cronograma de atividades aeróbicas por parte daSecretaria de Esportes ou outros setores administrativos para auxiliar na  qualidade de vida e se há planejamento de ações de conscientização voltadas à prevenção ao colesterol.

"A gente sabe o grande risco que sofre a pessoa que tem alto índice de colesterol. Por isso, cobramos a Prefeitura e a Secretaria de Saúde sobre a Campanha de Prevenção para que as pessoas possam ter melhor qualidade de vida", disse Reis ressaltando a importância, ainda, de uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. "É uma campanha de suma importância como outras que a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo com muita responsabilidade", frisou Reis.





Notícias relacionadas



Deixe um Comentário