Notícias #NoticiasDaCâmara

05/Nov 2022

Presidente Reis defende ações de combate ao racismo e "Campanha Novembro Azul"

Ações voltadas à conscientização do "Dia da Consciência Negra", comemorado no próximo dia 20, e de combate ao racismo, foram solicitadas pelo presidente José Reis na sessão de terça-feira (3). Em outro trabalho, ele cobrou, da administração, atividades em alusão à "Campanha Novembro Azul" de prevenção ao Câncer de Próstata.

A relevância da discussão sobre a erradicação do racismo no Brasil foi apontada no Requerimento nº 458/2022. O documento cita dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontando que cerca de 54% da população nacional é considerada negra e alerta que "os negros representam 70% do grupo que encontra-se abaixo da linha da pobreza, evidenciando a disparidade da desigualdade racial existente no país".

Portanto, de acordo com Reis, a "luta contra o racismo precisa ser colocada em evidência para, assim, obrigar poderes e organizações a reverem as políticas públicas e reverterem o cenário de intolerância e desigualdade, auxiliando os movimentos que lutam pelos direitos da população negra e da diversidade, tanto em setores públicos como privados".

O parlamentar solicitou, do Executivo, cronograma de ações educativas a serem desempenhadas no município, ao longo do mês de novembro, visando o combate ao racismo e, se possível, divulgar as ações, conteúdos aplicados e locais dos eventos.

Novembro Azul

Já, no Requerimento nº 459/2022, Reis pediu a intensificação de ações relacionadas à "Campanha Novembro Azul" visando atividades descentralizadas com palestras e exames de prevenção ao Câncer de Próstata, ao longo do município de São Sebastião.

Segundo Reis, o mês de novembro, dedicado à conscientização e prevenção ao Câncer de Próstata, procura mostrar a necessidade de cuidados com a saúde, uma vez que a doença, mais comum entre homens, representa 28,6% da causa de óbitos segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), além do fato de ser o segundo que mais provoca vítimas fatais.

Em seu documento, o vereador aponta dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, revelando que, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor. Em 2021, a doença fez 16.055 vítimas fatais, o que corresponde a cerca de 40 mortes por dia.

Reis citou, ainda, a SBU, outro indicador do Ministério da Saúde, que registra o impacto da doença no país. "Em 2020 foram feitas 31.888 biópsias, número que aumentou para 34.673, em 2021, e até agosto deste ano foram mais de 27 mil".

Em função da gravidade da doença e da necessidade de conscientização e prevenção, Reis pediu, à Prefeitura, a possibilidade de intensificar as ações da  "Campanha Novembro Azul" descentralizando as atividades, e que seja divulgado cronograma das ações a serem realizadas.

Reis quer saber, ainda, qual o número exato de pacientes homens, residentes no município, com diagnóstico de câncer e que estão em tratamento, e quantos óbitos foram registrados pela doença, nos últimos anos, mais especificamente de 2021 até o momento. 

Foto: Luciano Vieira/CMSS




Notícias relacionadas



Deixe um Comentário