Notícias #NoticiasDaCâmara

07/Out 2021

Pixoxó questiona sobre tratamento de esgoto em Zeis e garagem de ônibus da Sancetur, em Cambury

A possibilidade de a Prefeitura de São Sebastião realizar estudos para instalação de sistema alternativo de tratamento de esgoto nos núcleos de Zonas Especial de Interesse Social (Zeis), situados no bairro de Cambury, foi apontada pelo vereador Giovani dos Santos (Pixoxó) na sessão de terça-feira (5). Ele também pediu informações ao Executivo sobre instalação de garagem de ônibus da empresa Sancetur no bairro da Costa Sul.

A questão envolvendo a necessidade de tratamento de esgoto foi reivindicada no Requerimento nº 486/2021 em que o vereador explica que a "situação mais grave, no bairro de Cambury, é o crescimento populacional gerando o aumento de residências sem planejamento da Prefeitura e sem previsão da Sabesp para instalar o saneamento básico no bairro".

Por isso, Pixoxó pede para a administração estudos visando a instalação de sistemas alternativos de tratamento de esgoto nos núcleos de Cambury e que seja feito projeto piloto para tentar minimizar os efeitos da poluição nos rios e na praia de Cambury para evitar problemas de saúde pública.

"Sou nativo do bairro de Cambury, minha família é tradicional e, ao longo de muitos anos ouvimos nossos bisavós e avós suplicarem, naquela época, pela questão do saneamento básico no bairro. Diante do progresso, o bairro cresceu muito. Antigamente tomávamos banho no rio, era transparente, de água pura. Hoje, o rio de Cambury é totalmente contaminado e deságua na praia, no mar", afirmou Pixóxó ao justificar seu pedido.

Ele lembrou que, em 2018, a Câmara aprovou projeto de mais de R$ 600 milhões em investimentos em saneamento básico no município por meio de convênio entre Prefeitura e Sabesp. "Mas a gente vê que não decola. Três anos se passaram e nada foi feito. Por isso, a gente pede que a Prefeitura viabilize um projeto piloto começando por Cambury. Não dá para ficar dependendo da Sabesp", frisou Pixoxó.

Sancetur

Já, no Requerimento nº 487/2021, o vereador Pixoxó solicitou informações do Executivo sobre a instalação da garagem de ônibus da empresa Sancetur- Santa Cecília Turismo Ltda, no Sertão do Cacau, em Cambury, Costa Sul do Município.

Segundo Pixoxó, o trabalho atende as diversas reclamações de moradores do Sertão do Cacau com relação a garagem e ao estacionamento de ônibus que "vem causando congestionamento no trânsito da Rua Lourenço Faustino dos Santos (antiga Tijuca) em diversos pontos, e transtornos para os moradores".

Ele quer saber se a administração tem conhecimento, autorizou e permitiu a empresa Sancetur, a se instalar nesse endereço exercendo a atividade de garagem ou estacionamento. Caso positivo, que sejam apresentadas cópias das autorizações e, caso negativo, que a administração adote as providências necessárias.

Pixoxó questionou, ainda, se o zoneamento local permite a instalação de garagem ou estacionamento para ônibus, podendo ainda haver serviços de lavagem, lubrificação e abastecimento. Caso não haja essa possibilidade por lei, o vereador solicita providências por parte da administração municipal.

Durante a sessão, o vereador apresentou vídeos mostrando o problema na região com a entrada e saída diárias dos ônibus em que moradores tinham dificuldade para chegar em suas casas. "Nesse fim de semana foi um caos total", disse Pixoxó, que também mostrou vídeo mais recente sobre o volume de óleo derramado na entrada do Sertão do Cacau.

"Lamentavelmente, o prefeito, sua equipe, a administração sabe que foi instalada a garagem no Sertão do Cacau. Pergunto se a Prefeitura autorizou. Se não autorizou, por que a firma está lá?. O local não tem banheiro para funcionários, nem escritório, foi jogado de qualquer jeito. Isso, sem contar, que o Sertão do Cacau é pacato, não é lugar de garagem de ônibus, não está de frente para a rodovia", declarou.

O vereador argumentou, ainda, que no Sertão do Cacau "residem moradores que transitam, diariamente, em bicicletas, e há muitas crianças. Imagine os transtornos e perigos. Peço que a administração reveja isso. São mais de 50 ônibus entrando e saindo. Ninguém suporta. Um absurdo que se autorize isso. E tem ainda a questão do zoneamento. Não sabemos se permite a instalação da garagem. É inadmissível", desabafou o vereador. 

Foto: Luciano Vieira/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário