Notícias #NoticiasDaCâmara

08/Abr 2022

Pixoxó pede previsão de entrega de kits e uniformes escolares e implantação do Programa de Educação Emocional nas escolas

Duas questões voltadas ao setor educacional foram apresentadas pelo vereador Giovani dos Santos (Pixoxó) na sessão de terça-feira,5. Uma delas refere-se à previsão das entregas dos kits e uniformes escolares e a outra é a implantação do Programa Educação Emocional nas escolas municipais.

No Requerimento nº 130/2022, encaminhado à secretária de Educação de São Sebastião, Marta Regina de Oliveira Braz, Pixoxó pediu informações sobre a previsão da entrega dos kits e uniformes escolares para o ano letivo de 2022.

O vereador justificou que recebeu "inúmeras cobranças dos pais de alunos referente aos kits de uniformes escolares? e, portanto, solicitou dados da Seduc se é ?possível iniciar, imediatamente, a análise da clientela da rede municipal, bem como o estudo dos custos e dos processos licitatórios legais a fim de garantirmos a distribuição dos uniformes escolares para o ano letivo de 2022".

Educação Emocional

Já, no Requerimento nº 131/2022, Pixoxó pediu que o prefeito Felipe Augusto interceda, junto à Secretaria de Educação e aos órgãos competentes, para providenciar a implantação do Programa de Educação Emocional nas escolas municipais.

"A educação emocional ou socioemocional vem sendo cada vez mais implantada nas escolas como ferramenta para melhorar o aprendizado das crianças e auxiliá-las na sua formação como indivíduo, principalmente no ensino básico. Um reflexo disso é o novo currículo adotado pelo Ministério da Educação na elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)", comentou Pixoxó.

O vereador explicou, ainda, que as "habilidades socioemocionais fazem parte do projeto pedagógico das escolas, além das disciplinas básicas, como matemática, português e ciência. A medida tem como objetivo alinhar o currículo das instituições de ensino às necessidades exigidas pela sociedade atual. Empatia, colaboração, autoestima e ética são apenas algumas das competências socioemocionais presentes na BNCC".

De acordo com o vereador, ensinar educação emocional para as crianças é uma forma de desenvolver a chamada inteligência emocional. Ele ressaltou que as gerações Z e Alpha são marcadas pela hiperconectividade com o mundo tecnológico e pela redução no contato e na interação com outras pessoas.

"Este isolamento somado a incapacidade em lidar com sentimentos resulta em crianças, desde cedo, estressadas, com transtornos psicológicos como ansiedade e depressão. Esses e muitos outros distúrbios podem ser desenvolvidos justamente pelo fato das crianças não saberem gerenciar suas emoções", frisou Pixoxó em seu trabalho.

Por essa razão, segundo o vereador, a função da escola vai muito além da transmissão do conhecimento cognitivo e, "ao trabalhar os pilares que sustentam a educação socioemocional, a instituição proporciona aos estudantes as habilidades necessárias para ter uma vida mais equilibrada e para se adaptar à sociedade do século XXI".

Pixoxó argumentou que os programas de educação emocional têm sido adotados por escolas de municípios de todo o país com significativos resultados de elevado aproveitamento nas avaliações do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, medido pelo governo.

Em função disso, solicitou que o Executivo interceda, junto à Secretaria de Educação e demais órgãos competentes, no sentido de implantar o programa de Educação Emocional nas escolas da rede a partir do primeiro ano letivo.

Foto: Luciano Vieira/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário