Notícias #NoticiasDaCâmara

14/Abr 2022

Pierobon questiona itinerário de ônibus e pede acompanhante para alunos autistas

A possibilidade de serem realizados estudos para alterar e complementar o itinerário dos ônibus nos bairros do Itatinga, Morro do Abrigo e região central de São Sebastião foi reivindicada pelo vereador André Pierobon na sessão de terça-feira, 12. Em outro trabalho, ele pediu informações e providências em relação à falta de acompanhante especializado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas municipais.

A questão do transporte público foi apontada no Requerimento nº 140/2022 em que o vereador solicitou que a administração faça gestões, junto à empresa de ônibus SOU, no sentido de realizar estudos para alterações dos itinerários dos ônibus nas regiões citadas visando atender várias reclamações de munícipes.

O parlamentar também pediu a  "possibilidade de se aumentar a frota de ônibus para atender a população nos horários de saída das empresas da obra do Contorno e que esses ônibus adentrem os bairros do Morro do Abrigo e Topolândia".

Outro pedido é para que, entre os horários de 6h e 6h30, que esses ônibus passem no terminal do bairro da Topolândia, assim como os ônibus que retornam da Costa Sul, entre 18h e 18h30, também entrem no bairro para a melhor atender a demanda de trabalhadores que utilizam o transporte coletivo. 

"Estamos pedindo uma readequação das linhas de transporte urbano em nossa cidade. Quem não vê o sofrimento dos trabalhadores, principalmente que residem no bairro da Topolândia? Muitos deles, que trabalham na Costa Sul, têm de sair de seus lares por volta das 5h ou 5h30 da manhã pra vir debaixo de chuva, frio, tomar o ônibus no ponto da SP 55. A mesma coisa acontece no retorno e são obrigados a caminhar por quilômetros até chegarem a seu destino", comentou Pierobon.

Acompanhante

Já, no Requerimento nº 141/2022, o vereador André Pierobon solicitou informações e providências do Executivo em relação à falta de acompanhante especializado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas de São Sebastião.

O vereador justificou, em seu trabalho, que  "cabe à escola garantir a plena participação do aluno em todas as atividades escolares em igualdade de condições" e lembrou que a "Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 1.146/2015) é um conjunto de dispositivos destinados a assegurar e a promover, em igualdade de condições com as demais pessoas, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social".

Diante disso, ele quer saber qual a possibilidade de a administração disponibilizar, com urgência, acompanhantes especializados para todos os alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista regularmente matriculados nas escolas municipais de Barequeçaba, Toque Toque e demais unidades do município.

Pierobon questionou se há falta de professores na rede pública municipal, bem como de auxiliar de limpeza e coordenador e, caso positivo, os motivos dessa dificuldade, além de prazo para regularizar a situação. Ele também quer saber como funciona a interação com os pais de alunos com TEA, se é constante e se os pais são comunicados quando ocorre alguma mudança na rotina do aluno com autismo. 




Notícias relacionadas



Deixe um Comentário