Notícias #NoticiasDaCâmara

19/Mai 2022

Pierobon quer Farmácia Central 24 horas e informações da formação Jovem Aprendiz

O funcionamento 24 horas da Farmácia Central para atender os munícipes que utilizam a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), assim como a realização de exames de diagnóstico por imagem, foi defendido pelo vereador André Pierobon na sessão de terça-feira, 17. Na ocasião, ele também pediu informações da Escola de Formação de Jovem Aprendiz da Guarda Mirim.

Em relação à necessidade de atendimento 24 horas da Farmácia Central, o vereador explicou, no Requerimento nº 204/2022, que trata-se de uma reivindicação dos moradores.  "Quando os munícipes são atendidos na Unidade de Pronto Atendimento num final de semana e são obrigados a esperar até a segunda-feira para iniciar o tratamento, por falta de medicação, ocorre que, muitas vezes, o quadro do paciente piora, ocasionando alguns retornos ao Pronto Atendimento ou até mesmo uma fatalidade", declarou Pierobon.

Por esse motivo, ele pediu à Prefeitura a possibilidade de a Farmácia Central funcionar 24 horas durante toda a semana. O vereador frisou, em seu trabalho, que essa inciativa representaria  "um grande avanço no atendimento à saúde da população e, sabendo-se da importância da prevenção na saúde pública", pediu informações se houve previsão da LOA para implantação desse atendimento à população. Caso positivo, que a administração explique o motivo de não ter sido implantada a medida até o momento.

Outro ponto abordado por Pierobon é o problema na saúde em relação à  "distância entre o diagnóstico (médico ou laboratorial) e tratamento que, quanto mais curto, melhor resultado apresenta ", disse Pierobon. Portanto, partindo desse pressuposto, ele quer saber qual a possibilidade de serem realizados exames mais complexos como, por exemplo, de diagnóstico por imagens e outros necessários para detectar doenças em pacientes atendidos na emergência, também por 24 horas sem interrupção.

Jovem Aprendiz

Já, as informações sobre a Escola de Formação de Jovem Aprendiz da Guarda Mirim foi o tema do Requerimento nº 207/2022 em que Pierobon falou da importância do projeto Guarda Mirim  voltado a adolescentes entre 14 e 17 anos, no contraturno escolar, que buscam a oportunidade do primeiro emprego. O vereador indagou se o Projeto Guarda Mirim possui, atualmente, a condição de Escola de Formação de Jovem Aprendiz e seu CNPJ, bem como  de convênios firmados com empresas para oferecer o primeiro emprego a esses adolescentes. Caso positivo, pediu que sejam informadas as empresas apoiadoras do programa.

Pierobon questionou quais e quantos convênios ocorreram entre 2017 e 2021 e pediu que seja encaminhada planilha com a relação dos convênios, número de jovens atendidos e o motivo do encerramento e não continuidade do programa. O parlamentar indagou, ainda, qual foi a última renovação do convênio com o Ministério do Trabalho, se existe comissão permanente para acompanhar e fiscalizar a documentação da Guarda Mirim, bem como quais são seus integrantes e cargos que ocupam na administração pública.

Pierobon quer saber, também, quantos jovens estão na Guarda Mirim, se há possibilidade do aumento de vagas para admissão de jovens de todo o município, quantos contratados da última formação, onde está localizada a unidade da Costa Sul e quais atividades são desenvolvidas pelos alunos da escola de formação da Guarda Mirim.

O vereador pediu informações, ainda, sobre quantos relatórios foram solicitados pelo corregedor da Guarda Mirim e se houve algum programa ou convênio dos governos Federal e Estadual disponível para a Guarda Mirim. Ao justificar seu trabalho, ele explicou que houve redução do atendimento e a interrupção do convênio com as empresas do município.

"Muitos jovens que participaram tiveram ascensão brilhante na carreira profissional. Por ser de suma importância, estou pedindo as informações porque, até onde pude analisar, os convênios estão interrompidos hoje por questão relacionada ao CNPJ na instituição que inviabiliza prosseguir com esses contratos. Precisamos, urgentemente, retornar o convênio com as empresas para dar oportunidade profissionalizante a nossos jovens", concluiu Pierobon.


Foto: Luciano Vieira/CMSS




Notícias relacionadas



Deixe um Comentário