Notícias #NoticiasDaCâmara

15/Out 2022

Pierobon pede psicólogos em análise comportamental e CCTI na Costa Norte

A possibilidade de a administração efetuar a contratação de psicólogos habilitados em análise comportamental para atuar no município foi reivindicada pelo vereador André Pierobon, na sessão de terça-feira (11). Ele também pediu a implantação de um Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) na Costa Norte de São Sebastião.

A necessidade de contratação de psicólogos foi apontada no Requerimento nº 366/2022, em que o vereador explicou a importância de se solucionar uma problemática enfrentada por muitos pais que possuem filhos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo Pierobon, o  "Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve diversas patologias que prejudicam o desenvolvimento neurológico e apresentam três características: dificuldade de socialização, de comunicação e comportamentos repetitivos". 

Portanto, "saber lidar com a condição e buscar tratamento correto desde cedo pode fazer toda a diferença na qualidade de vida de uma pessoa autista?, afirmou o parlamentar, que defendeu a contratação de ?um analista do comportamento para realizar avaliações, junto com equipe multidisciplinar, elaborar programas de habilidades, supervisionar e orientar aplicações de terapias em pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA)", frisou Pierobon em sua propositura.

CCTI

Já, a possibilidade de implantação de um Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), na região da Costa Norte, foi solicitada ao Executivo por meio do Requerimento nº 413/2022. Pierobon justificou que o "Centro de Convivência da Pessoa Idosa têm como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social".

O parlamentar explicou que, "quando os idosos fazem parte de um grupo de convivência, eles se sentem mais motivados a participarem de diversas atividades, sejam elas físicas, sociais ou de lazer, e a determinarem objetivos de vida. Além disso, é estimulado o compartilhamento de emoções".

Por essas razões, questionou a administração sobre a possibilidade de construção de uma unidade do CCTI na Costa Norte e, diante das atividades contínuas desenvolvidas na região com os idosos, indagou quais incentivos poderão ser fornecidos pelo poder público ao grupo em termos de cultura, educação e saúde. Pierobon também pediu para ser agendada reunião do prefeito Felipe Augusto com o grupo de idosos da Costa Norte objetivando a apresentação dos trabalhos e necessidades do grupo.


Foto: Luciano Vieira/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário