Notícias #NoticiasDaCâmara

02/Jun 2022

Pierobon pede informações sobre convênio com AACD e Corpo de Bombeiros na Costa Sul

A importância de a Prefeitura retomar o convênio com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e a necessidade de instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Municipal na Costa Sul foram os temas abordados pelo vereador André Pierobon, na sessão de terça-feira (31). A questão do convênio com a AACD foi apontada no Requerimento nº 232/2022, em que o vereador Pierobon citou a necessidade de serem atendidas as  "prescrições solicitadas por médicos e melhorar a qualidade do processo de reabilitação de pessoas com deficiências".

Portanto, ele questionou se a Prefeitura de São Sebastião possui algum contato vigente com a AACD e, caso positivo, qual o seu valor e quantos produtos ortopédicos estão incluídos neste contrato para serem entregues aos munícipes. Pierobon quer saber, também, quantos atendimentos foram realizados entre os anos de 2018 até os dias atuais e os tipos de atendimentos.

O parlamentar questionou, ainda, quem fornece, atualmente, equipamentos de tecnologia assertiva como cadeira de rodas, cadeira de banho, órtese, prótese, adequações posturais e auxiliares ao município. Ele pediu cópias dos contratos, notas fiscais, comprovante de recebimento pelo munícipe e outros documentos pertinentes.

Pierobon quer saber, também, quantas pessoas com deficiências são atendidas na rede pública da Costa Sul, Costa Norte e Região Central e quais atendimentos são fornecidos. De acordo com o vereador,  "tem aumentado muito a demanda, nas redes sociais, de famílias com pessoas com deficiências que eram assistidas por esse convênio muito importante". 

O vereador lembrou que o convênio foi celebrado na época em que o vereador Ercílio atuava como secretário da Sepedi e que foi um trabalho bem-sucedido que trouxe bons resultados. Segundo Pierobon, com a saída de Ercílio da Sepedi, o contrato deixou de existir. "Peço, ao Executivo, de maneira urgente, para restabelecer esse importante serviço à população e pessoas com deficiências de São Sebastião", frisou o vereador.

Corpo de Bombeiros

Já, no Requerimento nº 233/2022, Pierobon solicitou, ao Executivo, informações sobre a possibilidade de realizar estudos para promover a estruturação e instalação de uma unidade de Corpo de Bombeiros Municipal na Costa Sul de São Sebastião. Segundo o vereador, essa unidade na região é essencial "no caso de uma emergência seja no sentido de combater as chamas ou ainda, na aplicação de técnicas de primeiros socorros".

Pierobon explicou que a "Costa Sul do município é prejudicada no tempo de resposta a emergências, que demandam intervenção do Corpo de Bombeiros, devido à distância a ser percorrida do centro da cidade ao local do acionamento".  Portanto, para ofertar menor tempo de resposta no atendimento às ocorrências de incêndio, acidentes de trânsito e outros serviços de busca e salvamento, ele pediu a estruturação e instalação de uma unidade de Corpo de Bombeiros Municipal na Costa Sul.

De acordo com o parlamentar, são importantes os estudos para estruturação e instalação do Corpo de Bombeiros na região. "Foi um tema abordado por diversos anos, nesta Casa, e passou do tempo de a gente aceitar como está. Precisamos propor outras maneiras de atender aquela comunidade que tanto necessita com urgência, emergência e intervenção rápida no acidente de trânsito, incêndio, explosão, afogamento".

Pierobon comentou, em sua justificativa, que algumas cidades criaram o Corpo de Bombeiros Municipal, por meio de convênio, com o Governo do Estado de São Paulo, e em outras foi implantado pelo próprio município que assumiu toda a responsabilidade. "Quantas vidas se foram, quanto a saúde se agravou por tempo de resposta de importantes serviços de atendimento na Costa Sul, prejudicada pelo deslocamento de viaturas?",  questionou o vereador.

Foto: Luciano Vieira/CMSS




Notícias relacionadas



Deixe um Comentário