Notícias #NoticiasDaCâmara

15/Out 2021

Pierobon aborda transporte escolar e atendimento aos idosos

A necessidade de oferecer transporte escolar com segurança e a importância da retomada de benefícios e atividades para os idosos de São Sebastião foram os temas debatidos pelo vereador André Pierobon na sessão de quarta-feira, dia 13.

Vários questionamentos sobre o transporte escolar, que é importante para atender as "famílias residentes em locais distantes, que não teriam condições de manterem seus filhos nas escolas", foram feitos à Prefeitura no Requerimento nº 493/2021.

Um dos problemas apontados refere-se às expectativas com o retorno das aulas presenciais que exige atendimento adequado. Por isso, Pierobon quer saber quais  medidas de segurança foram adotadas no transporte escolar do Ensino Infantil como, por exemplo, se há distanciamento social, disponibilização de álcool gel aos alunos e orientação da Secretaria de Saúde aos monitores de ônibus em relação a essas práticas de prevenção.

O vereador solicitou a planilha com quantidade de ônibus disponibilizados para cada escola, número de alunos atendidos pelo transporte escolar, capacidade de assentos disponíveis respeitando o distanciamento social, se há cinto de segurança para todos os alunos e se foram registradas denúncias de que as crianças estariam sendo transportadas em pé.

Pierobon também quer saber se a empresa tem cumprido o contrato firmado com a Prefeitura em relação ao transporte escolar, o ano de fabricação, modelo e placas dos ônibus, se os veículos do transporte escolar são os mesmos usados no transporte público, bem como se os motoristas possuem curso de formação de condutor de transporte escolar e certificação específica para exercer a profissão.

Segundo o vereador, "há constantes reclamações, informações de mães e pais de alunos que vivenciam que os ônibus estão em condições de calamidade e, muitas das vezes, encontram-se lotados, com crianças aglomeradas. Existe estudo que conclui o grau de risco de se exceder a capacidade dos ônibus. Chama a atenção que, no contrato anterior, eram previstos 90 carros para o transporte escolar e não deveria haver essa aglomeração que causa severos prejuízos à comunidade, além do risco de acidentes e de morte que essas crianças correm no dia a dia", declarou Pierobon.

O vereador também citou que há relatos de problemas de manutenção desses veículos como casos de pneu careca e profissionais sem curso para transporte escolar, além de constantes atrasos. "Enfim, são só prejuízos que temos pagando alto valor por um desserviço na nossa cidade", frisou Pierobon.

Atenção aos idosos 

Questões como a gratuidade da passagem no transporte coletivo municipal, retomada das atividades e instalação de Casa Dia para idosos a partir de 60 anos foram as demandas apontadas no Requerimento nº 494/2021. Em seu trabalho, Pierobon citou que "desde a promulgação do Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003, as políticas públicas nas três esferas governamentais voltadas à essa faixa etária desenvolveram-se de forma progressiva, evoluindo nas ações das pesquisas sobre o viver mais e bem".

O vereador solicitou à Prefeitura a gratuidade nas passagens de ônibus no município aos idosos com idade acima de 60 anos e ainda a retomada das atividades de condicionamento físico e esportivas, com a disponibilização de profissionais de Educação Física, bem como parceria com a Secretaria de Educação para liberação de espaços visando a retomada das atividades.

Pierobon também pediu informações sobre a reativação das ações nos Núcleos de Convivência dos Idosos, a quantidade de pessoas com mais de 60 anos no município e quantos estão coma saúde debilitada, na condição de acamados, e quantos recebem atendimento do serviço social, bem como se há fila de espera e previsão de atendimento.

O parlamentar questionou, ainda, sobre estudos para a criação de uma Casa de Acolhimento de curta permanência - Casa Dia para Idosos, com características de lar, que abrigue durante o dia idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições de permanecer junto à família. Pierobon também pediu informações se há programas sociais no município para atender os idosos em situação de vulnerabilidade social e se a pessoa idosa, moradora de rua, é atendida pela Sepedi.

"Peço a retomada das atividades sociais e esportivas para nossos idosos que estão esquecidos. Estamos usando a pandemia e não temos nenhuma atividade voltada para o idoso do Canto do Mar a Boracéia", declarou Pierobon. Ele defendeu atividades e atendimento ao longo de todo o município e lembrou que o transporte gratuito aos idosos não está acontecendo. Segundo o vereador, é preciso atender esse público que "está passando por um momento difícil, com os preços subindo, inclusive no transporte, e o salário cada vez mais desvalorizado".

Foto: Luciano Vieira/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário