Notícias #NoticiasDaCâmara

05/Nov 2021

Pierobon aborda rancho de pesca na Costa Norte e ronda escolar

Informações sobre construção e manutenção de rancho de pesca nos bairros da Enseada e Canto do Mar, na Costa Norte de São Sebastião, foi solicitada pelo vereador André Pierobon na sessão de quarta-feira,3. Em outro trabalho, ele pediu providências para ronda escolar em todas as unidades de ensino do Município.
A solicitação sobre o rancho de pesca foi feita por meio do Requerimento nº 530/2021 em que Pierobon frisou a "necessidade de fomento da pesca e a importância da valorização de pessoas que têm a pesca como meio de vida, para sustento próprio e de sua família".
O vereador explicou que no bairro Canto do Mar, que "possui pescadores artesanais que mantém ou complementam a renda para o sustento da família da atividade pesqueira, atualmente não há uma estrutura adequada para a guarda de equipamentos, barcos e apetrechos de pesca tornando a atividade mais difícil a esses pescadores".
Por esse motivo, "objetivando melhores condições de trabalho, manutenção e valorização da cultura tradicional caiçara", Pierobon questionou a Prefeitura se há possibilidade de ser construído um rancho de pesca para atender a demanda dos pescadores artesanais do bairro. Ao justificar seu pedido, ele lembrou que a Enseada possui estrutura própria para a prática da pesca artesanal, o que não existe no Canto do Mar.
Ronda Escolar
Já, no Requerimento nº 531/2021, Pierobon solicitou providências para ronda escolar em todas as unidades de ensino do município com o objetivo de "inibir, coibir o acesso de pessoas com caráter permissivo (traficantes, pedófilos ou assaltantes) ao redor das unidades escolares". Ele prepôs que "constantes rondas da Polícia Militar/GCM sejam promovidas assegurando a integridade e a segurança física e mental dos alunos e professores".
Em seu trabalho, o vereador questionou qual a periodicidade diária e estrutura policial atual disponíveis para a ronda escolar no Município e se há a possibilidade de providenciar o aumento do efetivo e estrutura policial dedicados à ronda escolar por meio de convênio de atividade delegada com a Polícia Militar.
Pierobon também quer saber se é possível instalar base operacional da GCM/PM na Costa Norte e Costa Sul para atuarem em apoio à atividade de ronda escolar.
Outra questão apontada pelo parlamentar foi referente ao transporte escolar ofertado aos alunos da rede municipal que, segundo ele, "tem restrições para embarcar usuários em um raio nas proximidades das escolas, fazendo com que crianças e jovens se desloquem por percursos, muitas das vezes, ermos rodeados de terrenos baldios, matagal e veículos abandonados ou quando não paralelo a rodovias facilitando a prática de aliciamento, roubo, assalto, abuso sexual e tantos outros".
O vereador explicou que "é compreendido que a extensão do município, número de escolas e o defasado quadro da GCM em nosso município torna impossível a ronda escolar permanente nos horários de entrada e saída dos alunos". Por essa razão, também pediu se é possível levar estrutura de segurança eletrônica, com câmeras de monitoramento, pelas vias ao entorno das escolas onde o transporte escolar não abrange os alunos.
Pierobon defendeu, ainda, a realização de "palestras educativas de segurança, de forma lúdica, por profissional habilitado com competência e proficiência nas áreas relatadas?, com a proposta de ?elevar a preservação da integridade física e da saúde das crianças e jovens estudantes em nosso município".
Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário