Notícias #NoticiasDaCâmara

30/Jun 2022

Nabuco pede fototerapia medicamentosa e Alfabetização Digital para a Terceira Idade

Estudo para implementar a fototerapia medicamentosa na rede pública de saúde e a criação do "Programa de Alfabetização Digital da Terceira Idade" foram reivindicados, ao Executivo, pelo vereador Diego Nabuco, na sessão de terça-feira (28). Com o objetivo de auxiliar e ser uma alternativa no tratamento clínico da população, a implementação da fototerapia medicamentosa na rede pública de saúde foi defendida no Requerimento nº 283/2022.

Nabuco explicou, em seu trabalho, que a fototerapia é recomendada para diversas áreas da saúde como medicina, fisioterapia, enfermagem, podologia, odontologia, estética, cirurgia, acupuntura e centro de queimados.

De acordo com o vereador, o "tratamento com fototerapia não é invasivo, minimiza o uso de medicamentos, estimula a autorregularização do nosso organismo, acelerando etapas de reparação tecidal, aumento da circulação superficial, diminuição da dor, inflamação e tempo de tratamento e internação, auxiliando na recuperação e prevenção da fadiga muscular, dentre outros benefícios".

Nabuco frisou que trata-se de uma "ferramenta terapêutica moderna, reconhecida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), comumente indicada para vários tipos de tratamentos, por exemplo: feridas cirúrgicas, artrites, artroses, úlceras de pressão, escaras de decúbitos, tendinites, etc".

Pelos benefícios à saúde, o parlamentar questionou a Prefeitura sobre a possibilidade de implementar o tratamento e, caso positivo, quando poderia ser iniciado. Caso o município já disponha desse tratamento, Nabuco quer saber para qual finalidade é indicado.

Alfabetização Digital

Já, no Requerimento nº 284/2022, o vereador Diego Nabuco solicitou estudos, do Executivo, para a criação do "Programa de Alfabetização Digital da Terceira Idade". De acordo com Nabuco, o objetivo é "oferecer à população da Terceira Idade os benefícios das novas tecnologias da informação e da comunicação", sendo que o programa também "oferecerá, aos idosos, condições de usar com segurança as redes sociais e os programas básicos de computador".

O parlamentar comentou, em seu trabalho, o aumento na expectativa de vida do brasileiro, além do fato de que os idosos representam 13% da população do país. Caso haja possibilidade de a administração municipal implantar o programa, Nabuco quer saber quando ele será iniciado visando levar esse atendimento importante para a Terceira Idade. 

Foto: Luciano Vieira/CMSS




Notícias relacionadas



Deixe um Comentário