Notícias #NoticiasDaCâmara

28/Out 2022

Nabuco defende tratamento terapêutico na rede de saúde e Carreta da Mamografia

O vereador Diego Nabuco solicitou, ao Executivo, estudo para implantação de recursos terapêutico, baseado no conhecimento tradicional como Aromaterapia, na rede municipal de saúde. O pedido foi feito na sessão de terça-feira (25) quando ele também reivindicou, junto à Secretaria Estadual de Saúde, a Carreta da Mamografia "Mulheres de Peito".

O uso dos tratamentos terapêuticos no Sistema único de Saúde (SUS) foi regulamentado pela Portaria do Ministério da saúde nº 702, de 21 de março de  2018, comentou o vereador no Requerimento nº 449/2022. Ele justificou que a aromaterapia é uma  "prática terapêutica secular que consiste no uso intencional de concentrados voláteis extraídos de vegetais, os óleos essenciais (OE), a fim de promover ou melhorar a saúde, o bem-estar e a higiene".

Seu uso pode ser indicado para o alívio de dores musculares, tensões, dores de cabeça e até problemas reumáticos (inflamação em articulações, músculos e ossos), disse Nabuco. Ele completou que, "além dos efeitos dos óleos essenciais na mente humana, há os efeitos fisiológicos advindo de suas propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais".

O parlamentar questionou se a administração tem interesse em implantar o tratamento de aromaterapia na rede municipal de saúde e, caso positivo, pediu prazo para o início das atividades.

Carreta da Mamografia

Já, no Requerimento nº 450/2022, o vereador Diego Nabuco solicitou ao Executivo que faça gestões, junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no sentido de trazer ao município a Carreta da Mamografia "Mulheres de Peito".

"A carreta móvel oferece mamografias grátis sem a necessidade do pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade", explicou Nabuco, lembrando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no mundo ocorram "mais de um milhão casos de câncer de mama por ano, sendo aquele mais incide sobre a população feminina".

O vereador apontou, em seu trabalho, que o Estado de São Paulo "apresenta a melhor cobertura para rastreamento de Câncer de Mama no país, mas ainda se encontra abaixo da meta preconizada pelo OMS, que seria a cobertura de, no mínimo, 70% das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos".

Nabuco questionou se a administração tem interesse em solicitar a vinda da Carreta da Mamografia, e quando isso acontecerá. Caso negativo, que saber os motivos que impedem o município de receber esse atendimento fundamental para a saúde das mulheres.

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário