Notícias #NoticiasDaCâmara

13/Mai 2021

Nabuco defende segurança nas escolas municipais

Resguardar a integridade física e a vida das crianças e adolescentes de São Sebastião é o objetivo do trabalho apresentado pelo vereador Diego Nabuco na sessão de terça-feira, dia 11. No Requerimento nº 226/2021, ele solicitou ao Executivo a permanência de efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) ou de segurança privada, além da instalação de câmeras de videomonitoramento nos estabelecimentos escolares municipais.
Em seu trabalho, Nabuco explicou que "é recorrente, no Brasil, a ocorrência de ataques a estudantes e funcionários em escolas públicas, e que a vida e a integridade física dos trabalhadores, adolescentes e crianças são os bens jurídicos mais importantes a serem protegidos, e que é dever dos gestores públicos zelar por eles". O vereador citou vários casos ocorridos pelo país como em Salvador (2002) com duas mortes, em Taiúva (2003), em São Paulo, com duas vítimas fatais, um paraplégico e oito feridos, o caso de Realengo, no Rio de Janeiro (2011) com 13 mortos e 12 feridos, entre outros registrados em vários estados.
De acordo com Nabuco, "o tema da segurança na escola, hoje mais presente que nunca no cotidiano e na literatura especializada, tem íntima relação com outro, que atormenta dia e noite nossa sociedade, o da violência". O vereador comentou que "os noticiários de jornais e TV, as rodas de conversas de todas as classes sociais parecem se ocupar cada vez mais com os registros e comentários sobre insegurança e violência em âmbito escolar".
Diego Nabuco frisou que a "escola, por se situar num espaço urbano cada vez mais populoso e conturbado, acaba sendo também uma vítima das violências da sociedade. Mas ela também contém, em si mesma, relações de força nem sempre harmônicas, que geram violências internas, contribuindo para comprometer a segurança que deveria ser uma de suas características básicas". Por esse motivo, questionou a administração sobre a possibilidade de manter pessoal da GCM para garantir a segurança no retorno às aulas presenciais.
Caso isso não seja possível, Nabuco pede informações dos motivos que impedem esse atendimento nas escolas e questiona se é possível a contratação de empresa privada de segurança para manter vigilantes nas unidades de ensino. Nabuco também solicitou a instalação de câmeras de videomonitoramento nas escolas municipais.

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário