Notícias #NoticiasDaCâmara

25/Mai 2022

Nabuco defende programa de incentivo ao esporte e cursos do "Via Rápida"

Estudo para a criação de um programa de incentivo aos projetos sociais voltados para o esporte foi reivindicado pelo vereador Diego Nabuco na sessão de terça-feira (24). Em outro trabalho, ele pediu informações sobre os cursos oferecidos pelo "Programa Via Rápida", em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

A proposta de um programa de incentivo em vestuários, materiais e alimentação, por exemplo, aos projetos sociais destinados ao esporte foi o tema do Requerimento nº 175/2022. O objetivo é "proporcionar uma educação esportiva, inclusão, cidadania, educação social e comportamental aos participantes", explicou o vereador.

Segundo Nabuco, a "prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica, além de desenvolver e melhorar tais formações", frisou em seu trabalho. Ele solicitou informações à Prefeitura se há possibilidade de realizar estudo para a criação desse programa de incentivo e, caso positivo, quando será iniciado. 

"Via Rápida"

No Requerimento nº 197/2022, Nabuco pediu informações à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) sobre os cursos oferecidos pelo  "Programa Via Rápida", em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Como explicou em sua propositura, o programa oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda, com duração de até 100 horas. Eles são oferecidos de acordo com o mercado de trabalho de cada região e podem ser realizados nas escolas móveis do  "Via Rápida" ou em salas de aula do Estado, do Município ou de outras organizações.

Nabuco explicou que o "público alvo é de jovens e adultos, a partir de 16 anos, domiciliados no Estado de São Paulo, alfabetizados, desempregados e aqueles que possuírem escolaridade mínima ou condição especial exigidos para determinado curso, quando for o caso".

Ao frisar que a "qualificação profissional é essencial para o ingresso no mercado de trabalho", o vereador indagou qual curso está disponível para os munícipes e, caso não haja cursos no momento, se há a possibilidade de o município solicitá-los. Caso positivo, quando serão definidos os novos cursos e prazo de início das turmas.


Foto: Luciano Vieira/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário