Notícias #NoticiasDaCâmara

18/Ago 2022

Nabuco defende prevenção à obesidade infantil e transporte para mães com filhos na UTI Neonatal

A criação de Programa de Prevenção e Combate à Obesidade Infantil na rede de ensino municipal foi um dos temas apresentados pelo vereador Diego Nabuco, na sessão de terça-feira (16). Ele também abordou a necessidade de transporte para mães que estão com filhos internados na UTI Neonatal, no Hospital Stella Maris, em Caraguatatuba.

"De acordo com a Sociedade de Pediatria, a obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras e, independente dos números, já é considerada uma das piores aquisições da civilização", sendo que a "obesidade infantil é uma epidemia mundial, que precisa ser combatida por meio de políticas públicas e mudanças de hábitos da população", afirmou Nabuco, no Requerimento nº 300/2022.

Em seu trabalho, ele apontou que  "as crianças apresentam muito cedo problemas de saúde devido ao aumento de peso, à alimentação, acarretando problemas cardíacos e, muitas vezes, levando até a morte, por causa de infartos antes sofridos por pessoas idosas e agora atingindo a faixa etária mais nova". 

O vereador citou dados do Ministério da Saúde apontado que o "Brasil mantém altos índices de pessoas acima do peso, mais de 50% da sua população?. Segundo Nabuco, ?investir na prevenção refletirá em menos doenças na fase adulta destas crianças, possibilitando uma vida mais saudável e menos gastos por parte do poder público neste setor".

Por esses motivos, pediu à administração a possibilidade de implantar o Programa de Prevenção e Combate à Obesidade Infantil na rede de Ensino Municipal e, caso isso já esteja ocorrendo, ele quer saber como é formada a equipe multidisciplinar e desenvolvido o programa no município.

Transporte 

Já, no Requerimento nº 301/2022, o vereador Nabuco solicitou, do Executivo, estudo para a disponibilização de veículo para as mães que estão com seus filhos internados na UTI Neonatal, no Hospital Stella Maris, em Caraguatatuba.

O vereador explicou que  "muitas mães não dispõem de veículos e nem de condições financeiras para irem visitar seus filhos em tempo de internação na UTI Neonatal?, que é um ?espaço reservado para tratamento de prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer".

Por essa razão, Nabuco pediu à Prefeitura a possibilidade de providenciar um carro que possa fazer esse atendimento às mães com seus filhos internados. 

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário