Notícias #NoticiasDaCâmara

07/Out 2021

Nabuco aborda aumento no número de "migrantes" e segurança nas escolas municipais

Informações técnicas sobre os motivos do aumento no número de "migrantes" em São Sebastião e as ações públicas que estão sendo desenvolvidas nesse sentido foram solicitadas à administração municipal pelo vereador Diego Nabuco. Ele também pediu segurança e instalação de câmeras de videomonitoramento nas escolas municipais durante os trabalhos apresentados na sessão de terça-feira (5).
No Requerimento nº 478/2021, o vereador apontou que "está ocorrendo aumento exorbitante de migrantes, pessoas em situação de rua, ficando alojados em praças públicas, semáforos, nas valas, em frente dos comércios, em situação lastimável, pedindo dinheiro aos transeuntes".
Ao justificar seu trabalho, Nabuco explicou que tem recebido "muitas reclamações sobre os que ficam em frente aos supermercados, nos faróis, que têm faltado com respeito até com mulheres. Esse número tem crescido, assim também como usuários de drogas. Temos muitas reclamações na região do Topo, na Rua José Pacini, que eles estão tomando conta da rua e os moradores estão começando a ter medo de transitar ali em determinado horário. Por isso, pedimos estudos da administração para resolução deste problema", afirmou o vereador.
Nabuco questionou se a administração tem conhecimento do aumento no número de "migrantes" e se tem realizado a "Busca Ativa" e como isso tem ocorrido. Ele também quer saber se a Prefeitura já realizou estudo técnico que aponte os motivos do aumento dessa migração no município. Em seu requerimento, frisou que é preciso investir em políticas públicas voltadas ao atendimento a essas pessoas que, "por alguma razão, foram marginalizadas ou excluídas".
Segurança nas escolas
A necessidade de garantir segurança nos estabelecimentos de ensino do município, principalmente em função dos casos de vandalismos registrados frequentemente nas unidades, foi o tema do Requerimento nº 488/2021, aprovado em plenário.
Nabuco pediu ao Executivo a permanência de efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), vigia ou segurança privada, nas escolas municipais, bem como instalação de câmeras de videomonitoramento para resguardar a integridade física e a vida das crianças e adolescentes, além de preservar o patrimônio público.
"A segurança na escola é fundamental para que os alunos se desenvolvam e não tenham traumas. Além disso, para a instituição de ensino, é a garantia de mais credibilidade e confiança", apontou o vereador, lembrando que as aulas foram retomadas em sua totalidade. "Temos filhos estudando na rede municipal. Pedimos atuação da GCM, contratação de segurança privada e os vigias nas escolas não só para proteger nossas crianças, os funcionários e profissionais da educação, mas também para cuidar do patrimônio público", justificou Nabuco.
O vereador lembrou os "atos freqüentes de vandalismo nas escolas municipais, o que vem danificando o ambiente de estudo e aprendizagem das crianças e adolescentes do nosso município". Citou, inclusive, o recente caso envolvendo a Escola Municipal Professora Iraydes Lobo Vianna do Rego, onde "quebraram vidros e entupiram bebedouros", disse Nabuco.
"Pedimos que sejam tomadas as providências cabíveis para impedir novos atos de vandalismo", frisou o vereador que pediu à Prefeitura a possibilidade de disponibilizar um vigia para trabalhar em definitivo na Escola Municipal Professora Iraydes Lobo Vianna do Rego e nas demais unidades do município, além de efetivo da GCM para atuar diretamente nas escolas e proximidades.
Diego Nabuco também questionou se há previsão para instalação de câmeras de monitoramentos nas escolas municipais e, caso negativo, o que impede esse serviço. Caso essas solicitações não possam ser atendidas, o vereador pediu à Prefeitura se existe a possibilidade de contratação de empresa privada para que seus vigilantes possam fazer a segurança nas escolas municipais.

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário