Notícias #NoticiasDaCâmara

11/Out 2023

MARCOS FULY QUER PLACAS PARA INCLUSÃO SOCIAL DE DEFICIENTES EM ESPAÇOS PÚBLICOS

O presidente da Câmara, vereador Marcos Fuly, solicitou à prefeitura que seja viabilizada a comunicação aumentativa e alternativa nos prédios públicos e praças municipais. Esse tipo de comunicação, através de placas, tem como objetivo facilitar a inclusão social educacional e profissional de pessoas com deficiência.

O vereador explicou que a comunicação aumentativa e alternativa é um conjunto de estratégias e recursos que possibilitam às pessoas com deficiência expressar sua vontade, participar ativamente da sociedade e ter acesso à informação.

Essa inclusão, de acordo com Fuly, é importante para o pleno exercício da cidadania das pessoas com deficiência, conforme estabelecido pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil.

O vereador relatou que muitas cidades do país implementaram a comunicação aumentativa e alternativa, como exemplo de Maragogi no Estado de Alagoas e Curitiba no Paraná, sendo que ambas já contam, nos pontos turísticos, com placas de conscientização e educativas para uma comunicação mais inclusiva entre as pessoas.

Marcos Fuly entende que o Executivo de tomar medidas, no sentido de realizar estudos para mapear a demanda; capacitar profissionais da área de educação e saúde para garantir uma abordagem apropriada e efetiva da comunicação alternativa aumentativa; ampliar as parcerias com instituições, entidades e organizações da sociedade civil e incentivar a produção e disponibilização de materiais educativos.

ESPAÇOS PETS

Em outro requerimento, Fuly pede ao governador do Estado de São Paulo estudo de viabilidade para a construção de espaços para pets nos conjuntos habitacionais da CDHU do município. O vereador ressaltou a importância dos animais de estimação na vida das pessoas, tanto do ponto de vista afetivo quanto do ponto de vista de saúde emocional e bem-estar.

Marcos Fuly entende que é preciso disponibilizar um espaço específico para o convívio social entre os animais e a população, oferecendo infraestrutura adequada e segura para o lazer e recreação dos pets. Para ele, a criação de um espaço pet contribui para a promoção de políticas públicas que valorizem a posse responsável de animais domésticos e incentivem a adoção e a conscientização sobre os cuidados relacionados à saúde e ao bem-estar animal.



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário