Notícias #NoticiasDaCâmara

26/Ago 2022

Fuly pede prolongamento de rede de esgoto no Pontal e cursos profissionalizantes

Obras de prolongamento da rede de esgoto na Rua Maria das Dores de Souza, no Pontal da Cruz, foram solicitadas pelo vereador Marcos Fuly à Superintendência Regional da Sabesp no Litoral Norte, na sessão de terça-feira (23). Em outro trabalho, ele pediu, à Prefeitura, a realização de cursos profissionalizantes para jovens e adultos.

A solicitação ao superintendente regional da Sabesp no Litoral Norte, Rui César Rodrigues Bueno, foi feita por meio do Requerimento nº 352/2022, em que Fuly pediu o prolongamento da rede de esgoto na referida rua. Segundo o vereador, o sistema de esgoto não foi instalado integralmente na Rua Maria das Dores, no Pontal da Cruz, sendo que  "já há casa construída no local e outras casas que estão em construção".

Fuly explicou que o "saneamento básico é um direito fundamental do indivíduo e da coletividade, além de ser considerado um serviço público essencial", além de estar "contemplado dentro do que é tratado como mínimo existencial social (moradia adequada, saúde e melhoria de todos os aspectos de higiene) e, que se faz essencial para a proteção ambiental".

Portanto, o vereador quer saber da Sabesp se existe planejamento para o término da obra de prolongamento do sistema de esgoto na Rua Maria das Dores de Souza. Caso a resposta seja positiva, ele pede previsão para a instalação completa do sistema de esgoto no local. Caso negativo, quer saber os motivos que impedem a conclusão da obra.

Cursos profissionalizantes

Já, no Requerimento nº 353/2022, o vereador Marcos Fuly solicitou, à Prefeitura, a possibilidade de realização de cursos profissionalizantes a jovens e adultos em São Sebastião.

O parlamentar justificou a situação vivida no período pós-pandêmico, "em que muitas pessoas ficaram sem a devida qualificação para atender as exigências do mercado de trabalho" e os problemas decorrentes da falta de emprego que "é hoje um grande flagelo social e atinge, cada vez, um número maior de famílias".

De acordo com Fuly, o município de São Sebastião realizou vários convênios que "resultaram na formação de diversos profissionais, os quais, atualmente, exercem atividades profissionais com base no aprendizado fruto desta parceria".

 Por essa razão, questionou a administração se existe algum planejamento para realização de cursos profissionalizantes, neste segundo semestre, como exemplo: Barbeiro, Auxiliar de Pedreiro, Pedreiro, Eletricista, Designer de sobrancelhas, Cabeleireiro, entre outros.

Caso a resposta seja positiva, Fuly quer saber quando e onde os cursos serão ministrados. Mas, se não for possível atender ao pedido, o vereador pede esclarecimentos do motivo da negativa e qual medida seria empregada para sanar o problema.

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário