Notícias #NoticiasDaCâmara

01/Set 2021

Fuly pede divulgação do EJA e mais guarda-vidas nas praias durante o ano

A solicitação de estudo técnico para ampliar a divulgação, tanto por meios virtuais quanto físicos, do ensino do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a necessidade de manter o trabalho de guarda-vidas nas praias do município em todos os fins de semana foram os temas abordados pelo vereador Marcos Fuly na sessão de terça-feira (31).

A questão do EJA foi apontada no Requerimento nº 397/2021 onde o vereador explicou tratar-se de uma "modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada", sendo, popularmente, conhecida como Supletivo.

Fuly explicou que a Prefeitura de São Sebastião, junto com a Secretaria de Educação (Seduc) tem em seus cronogramas a inauguração de Polos Educativos do EJA. No entanto, em função da pandemia do Coronavírus, "o ensino é virtual, o que gera muita dificuldade para que a modalidade de ensino se desenvolva, pois os alunos que aderem, em sua maioria, possuem muita dificuldade para utilizar ferramentas tecnológicas, o que acaba gerando abandono dos estudos".

O vereador comentou que foi constatado, no perfil dos munícipes que visitam seu gabinete, o alto número de pessoas sem o ensino Fundamental e Médio completos. "Tivemos muitas dificuldades em direcioná-los para o ambiente escolar novamente, principalmente pela pouca divulgação a respeito desta modalidade de ensino".

Fuly quer saber se existe algum planejamento da Secretaria de Educação nesse sentido, onde estão localizados os polos do EJA, períodos de funcionamento e o que é necessário para participar do EJA. O vereador também indagou se é possível incluir, no cronograma da Educação Infantil, alguma atividade para as crianças que incentive os pais a voltarem a estudar e também se existe algum programa de motivação dos alunos desistentes para retornarem às aulas.

Guarda-Vidas

A falta de guarda-vidas nas praias de São Sebastião nos fins de semana fora da alta temporada, sendo que a cidade tem recebido turistas constantemente, motivou o vereador Fuly a solicitar, ao Executivo, a possibilidade de o município contar com guarda-vidas nos fins de semana, durante todo o ano.

No Requerimento nº 403/2021, ele explicou que São Sebastião tem sido um dos locais com maior número de visitantes e que, em decorrência da pandemia do Covid-19, as pessoas passaram a se deslocar com mais frequência principalmente para as praias, o que tem acarretado intenso fluxo de turistas nos fins de semana.

"Nosso município está convivendo e tendo que, rapidamente, adaptar-se à essa nova experiência por conta deste turismo que, em anos anteriores, foi bem menos intenso, a ponto das praias ficarem vazias nessas épocas do ano. Infelizmente, no dia 22 de agosto deste ano, tivemos um óbito de um turista na Praia das Cigarras, fato que não é comum nessa praia, mas que serve de atenção, principalmente no que diz respeito à segurança dos banhistas", declarou Fuly.

O vereador lembrou que o município não conta com "guarda-vidas aos finais de semana, fora da alta temporada, e nossas praias ficam desamparadas, comprometendo a segurança e a vida dos frequentadores". Por essa razão, pediu a ampliação desses profissionais fora da alta temporada e, se possível, previsão para início dos trabalhos dos guarda-vidas, principalmente nas praias consideradas mais perigosas para banhistas.

 

 

 



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário