Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº de atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
xProblemas de poluição sonora, demora na marcação de consultas médicas e ausência de escola de Ensino Fundamental II, na Vila Sahy, foram abordados pelo vereador Marcos Fuly, na sessão de terça-feira (29). Em outro trabalho, ele solicitou a manutenção e melhorias na iluminação da Praça do Kitesurf, na Enseada.
As questões relacionadas ao atendimento à comunidade da Vila Sahy foram apontadas no Requerimento nº 514/2022, em que o vereador Marcos Fuly citou a importância das demandas apresentadas pela Associação dos Moradores do Bairro, a Amovila.
Segundo Fuly, em reunião com a comunidade, no último dia 21 de novembro, foram apresentadas várias demandas, sendo que uma das principais referia-se à "falta de fiscalização efetiva de som alto e barulho de moto em horários inapropriados, uma vez que, quando há uma ocorrência e, os munícipes chamam a Guarda Civil, essa não comparece ou, quando chega, não toma uma medida concreta para resolver a questão".
Os moradores também questionaram "a demora para o munícipe conseguir passar por uma consulta no PSF, já que chegam a aguardar cerca de dois meses para a data de sua consulta, não obstante o direito social à saúde que deveria ser garantido a todos os cidadãos indistintamente".
Outra questão discutida, a "ausência de uma escola de Fundamental II, na Vila Sahy, fere o direito social à educação das crianças e adolescentes, visto que essas últimas precisam se deslocar para bairros vizinhos para estudar, o que causa desgaste e insegurança para eles e para os pais", declarou Fuly. O vereador frisou que a "a educação é uma condição social básica para a formação de uma sociedade democrática, plural, inclusiva, economicamente justa e produtiva".
Em seus questionamentos à Prefeitura, ele quer saber se a Secretaria de Segurança Pública (Segur) possui efetivo de Guarda Civil para atender a demanda de poluição sonora na Costa Sul do município, quantos servidores atuam nessa área, na região, especificamente, na Vila Sahy, e a quantidade de aparelhos medidores de decibéis existem para atender as ocorrências na Costa Sul. Em caso de flagrante, ele pediu informações das medidas adotadas para sanarem a questão.
Em relação à saúde, Fuly indagou quantos pacientes são atendidos, diariamente, pelo médico do PSF e o motivo de terem de aguardar cerca de dois meses para conseguirem marcar uma consulta. Já, no caso da Educação, Fuly questionou a administração onde estudam as crianças e adolescentes que são moradores da Vila Sahy e se cursam o Ensino Fundamental II.
O vereador pediu informações sobre as estruturas oferecidas pela Seduc visando o acesso à escola e se existe alguma previsão de data para a construção de uma escola de Ensino Fundamental II, na Vila Sahy.
Kitesurf
A manutenção e melhorias na iluminação da Praça do Kitesurf, na Enseada, foram reivindicadas por Fuly no Requerimento nº 515/2022. Ele disse que, no último dia 23 de novembro, recebeu reclamações dos moradores no sentido de que "a Praça do Kitesurf continua escura e que isso vem dificultando o uso dela, pelos moradores, tanto para o lazer quanto para prática de esportes".
O vereador explicou que já foram encaminhados ofícios, há alguns meses, para as secretarias de Esportes e de Serviços Públicos, pedindo os serviços necessários para que seja realizada a iluminação na referida praça, "uma vez que é utilizada pelos moradores dos bairros e, da forma como está, causa insegurança para a comunidade".
Fuly indagou com qual frequência a Seesp realiza a manutenção da estrutura esportiva e das demais estruturas da Praça do Kitesurfe, assim como das quadras do bairro da Enseada e da região da Costa Norte, qual o motivo da demora nas manutenções das áreas esportivas em todo o município e quais medidas estão sendo adotadas pela Seesp para que seja melhor organizada a manutenção e reforma das quadras, campos e demais áreas esportivas de todo o município.
Foto: Luciano Vieira/CMSS
18 Jun 2025 |
De autoria do vereador Professor Alex Damasceno, o Projeto de Lei nº 37/2025 regulamenta o horário de funcionamento de adegas e comércios varejistas de bebidas alcoólicas em São Sebastião.Apresentado na Sessão Ordinária desta terça-feira (17), a legisl...
18 Jun 2025 |
De autoria da vereadora Enfermeira Maria Angela, o Projeto de Lei nº 36/2025 institui, em São Sebastião, o Selo “Comércio Amigo da Mulher”. O projeto de lei foi apresentado na Sessão Ordinária desta terça-feira (17), no Plenário Zino Militão dos Santos...
05 Jun 2025 |
A Câmara Municipal de São Sebastião apresentou, nos primeiros cinco meses de 2025, um crescimento expressivo na produção e na audiência dos conteúdos publicados no site oficial da instituição. Entre 1º de janeiro e 5 de junho deste ano, foram redigidos...
23 Abr 2025 |
A Câmara de São Sebastião aprovou, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (22), o Projeto de Lei nº 16/2025, de autoria do vereador Diego Nabuco, que institui a Semana de Conscientização sobre a Síndrome Pós-Aborto no calendário oficial...
02 Jul 2024 |
A Câmara de São Sebastião vai realizar uma sessão extraordinária, nesta terça-feira, às 14 hs.A presente sessão foi convocada pelo Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal, Marcos Fuly, em conformidade com o Artigo 31, inciso I da Lei Orgânica do Munic...
08 Fev 2024 |
O presidente da Câmara, vereador Marcos Fuly, cobrou do Executivo instalações de bicicletários em todas as repartições públicas e lugares estratégicos turisticamente, em nosso município. Ele destaca que a bicicleta é um meio de transporte barato, ecológ..