Notícias #NoticiasDaCâmara

27/Nov 2022

Fuly aborda "Novembro Azul" e criação de Centro Esportivo no Canto do Mar

As atividades e programação da Campanha "Novembro Azul", em todo o município, foram abordadas no trabalho do vereador Marcos Fuly, na sessão de terça-feira (22). Ele também defendeu a construção de um Centro Esportivo, com aulas de natação, vôlei, futebol e outros esportes para crianças e adolescentes no Canto do Mar.

No Requerimento nº 509/2022, Fuly lembrou que o "mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de próstata, doença mais comum entre homens e que representa 28,6% da causa de óbitos", sendo que a campanha é um "movimento internacional para a conscientização e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata".

Em seu trabalho, Fuly explicou que homens, a partir de 50 anos ou 45 anos, se tiverem fatores de risco (histórico familiar da doença: pai, irmão, tio e obesidade mórbida), devem fazer os exames de toque retal e PSA. Ele frisou que o "câncer de próstata é um dos mais incidentes nos homens e o segundo que mais mata. Segundo dados do Sistema de informação sobre mortalidade de Ministério da Saúde, nos últimos dois anos, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor", explicou.

Fuly pediu a campanha porque disse que, "a princípio, apenas se viu uma divulgação na praça do Coreto, na última sexta-feira, dia 18, não obstante a importância da prevenção do câncer de próstata". Por essa razão, quer saber se consta, no calendário da Secretaria da Saúde, programações/atividades para propagar a campanha "Novembro Azul" em todas as regiões do município.

Fuly quer saber, ainda, se, entre as programações, há alguma data para realização de mutirão para fazer exame de sangue de PSA e outros na Costa Sul e na Costa Norte, qual o número de diagnosticados com a doença em 2021 e 2022 e quais os protocolos de tratamento disponibilizados no município para tratamento de câncer de próstata.

Centro Esportivo 

A viabilidade de a administração construir um Centro Esportivo, com várias atividades para crianças e adolescentes no Canto do Mar, foi o tema do Requerimento nº 510/2022.  "No Canto do Mar, as crianças e adolescentes não têm aulas esportivas e, se querem praticar algum esporte, precisam ir à Enseada, o que se torna inviável dada a distância de suas casas", explicou Fuly. Ele complementou que a "falta de estrutura para a prática de esportes no Canto do Mar é tão evidente que as crianças e os adolescentes jogam futebol na grama de uma rotatória nas proximidades do núcleo Chico Soldado".

O vereador justificou que as atividades esportivas são direito da criança e do adolescente, conforme preceitua o artigo 71, do ECA: "A criança e o adolescente têm direito à informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento".

Fuly indagou se há planejamento para a construção de um Centro Esportivo no bairro do Canto do Mar e quais as estruturas alternativas que o município vai disponibilizar para as crianças e os adolescentes praticarem esportes até a conclusão das obras do Centro Esportivo. Ele também quer saber o motivo de não terem sido disponibilizadas aulas de vôlei, futebol, natação e outras atividades para as crianças e adolescentes que residem no Canto do Mar.


Fotos: Luciano Vieira/CMSS




Notícias relacionadas



Deixe um Comentário