Notícias #NoticiasDaCâmara

24/Jun 2021

Felipe Cardim pede saneamento no Morro do Abrigo e inclusão de noções do Procon na grade escolar

A possibilidade de se construir a Plataforma Elevatória de Tratamento de Esgoto na Rua Conceição Maria de Jesus, no bairro Morro do Abrigo, e a inclusão de noções básicas do Procon na grade escolar foram os temas apresentados pelo vereador Felipe Cardim na sessão de terça-feira, 22. O primeiro trabalho, que consta do Requerimento nº 304/2021, foi relacionado ao estudo de implantação de noções do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) nas escolas.
De acordo com Cardim, "a criança, o adolescente e o jovem, têm direito a todas as informações que os fazem ter uma vida mais equilibrada, culta e com uma educação ampla". Nesse sentido, explicou que o Procon de São Sebastião contém materiais didáticos (DVD, livros), entre outros apoios que se fizerem necessários, de forma gratuita.
Além disso, já existe o Projeto Saber Consumir, do Governo do Estado de São Paulo, aplicado em diversas escolas das regiões vizinhas, junto com a matéria sobre Empreendedorismo.
Diante desse trabalho já realizado pelo Estado, o vereador solicitou estudo da administração municipal para incluir noções básicas do Procon na grade escolar, uma vez que o próprio órgão tem como disponibilizar o suporte necessário, informou Cardim.
Saneamento
Já, a questão do saneamento básico no Morro do Abrigo foi tema do Requerimento nº 305/2021 em que o vereador Cardim pediu informações ao Executivo e propôs, em conjunto com a Sabesp, a elaboração de estudo para construção da Plataforma Elevatória de Tratamento de Esgoto na Rua Conceição Maria de Jesus, no bairro Morro do Abrigo, uma vez que o serviço é essencial para as residências localizadas nas regiões da referida rua que não contam com sistema de tratamento de esgoto.
"O saneamento básico é um assunto de interesse nacional, pois impacta diretamente a vida dos cidadãos. As atividades que englobam esse serviço são essenciais para a prevenção de doenças, redução da mortalidade infantil, melhorias nos índices de educação e empregabilidade, expansão do turismo, etc", frisou o parlamentar.
Ele explicou, ainda, que o "tratamento de esgoto, através das ETE?s, tem como principal objetivo reproduzir, em menor espaço de tempo, a capacidade dos cursos d'água de decompor naturalmente a matéria orgânica sendo que os processos de tratamento do esgoto podem ser físicos, químicos e biológicos".
Segundo Cardim, "para a instalação das estações elevatórias de esgoto sempre é levada em consideração a preservação do meio ambiente, pois o mecanismo viabiliza a coleta e condução de locais onde não seria possível o serviço pelo método tradicional de rede coletora. O sistema contribui para a redução de contaminações e transmissões de doenças que estão diretamente relacionadas ao saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e da saúde nas regiões em que é instalada", justificou o vereador que pediu a previsão para início das obras caso a reivindicação possa ser atendida.

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário