Notícias #NoticiasDaCâmara

03/Dez 2021

Cardim pede manutenção na Praça dos Fortunatos e diversificação de proteínas na alimentação escolar

A necessidade de manutenção na iluminação da Praça dos Fortunatos, localizada no bairro São Francisco, foi solicitada pelo vereador Felipe Cardim na sessão de terça-feira, 30.

Em outro trabalho aprovado em plenário, ele pediu estudos da Prefeitura no sentido de realizar campanha de diversificação das fontes de proteína na alimentação dos alunos das escolas do Município.

No primeiro trabalho, ele atendeu pedido de pescadores da região ao reivindicar, no Requerimento nº 590/2021, a manutenção de toda a iluminação da Praça dos Furtunatos. 

"Há relatos de que a iluminação não é suficiente para a movimentação destes trabalhadores, que utilizam o local na parte noturna para ir à busca do sustento de suas famílias. Além disso, a falta de iluminação está causando vulnerabilidade a todos que transitam pelo local", comentou Cardim.

Segundo o vereador, essa é "uma praça muito importante dentro do São Francisco onde temos saídas de embarcações o dia inteiro, temos ali o tráfego de pedestres, um fluxo muito grande de carros e se faz necessária a manutenção da iluminação para a segurança das pessoas", afirmou Cardim.

Proteínas

A possibilidade de a administração realizar campanha visando a importância da diversificação das fontes de proteínas na alimentação dos alunos da rede municipal foi abordada no Requerimento nº 591/2021. Segundo Felipe Cardim, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), organização sem fins lucrativos, promove campanha visando a alimentação como escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.

Fundada em 2003, a SVB tem como meta "o desenvolvimento sustentável onde a proteína vegetal será oferecida uma vez por semana".

Cardim explicou que a campanha incentiva o consumo de mais frutas, verduras, legumes e leguminosas na alimentação escolar, aumentando o aporte de vitaminas, minerais, compostos bioativos e fibras na alimentação.

O vereador comentou, em sua propositura, que o "consumo dos cereais e das leguminosas perdeu espaço no prato dos brasileiros e, com isso, aumentou-se o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, aumentando o quadro de sobrepeso e obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer".

Por essas razões, a campanha por uma alimentação saudável é muito importante e está presente em mais de 40 países no mundo e no Brasil, sendo que alcançou mais de 100 municípios e, em 2019, serviu 81 milhões de refeições à base de proteína vegetal.

O vereador solicitou que a administração analise a proposta de implantar a campanha nas escolas e, caso não seja possível, pediu estudos de viabilidade para que a campanha, seguida de treinamentos, palestras e propostas de cardápios seja inserida no Centro Integrado Profissionalizante (CIP).

Cardim explicou, em seu trabalho, que a ONG "disponibilizará workshop teórico e prático com palestras, treinamento culinário das cozinheiras e sugestão de cardápio à base de vegetais balanceados que melhor se encaixem no perfil de nossos alunos da rede pública, onde aprenderão inúmeras receitas aumentando a diversidade da alimentação escolar, tudo a custo ZERO".

Foto: Luciano Vieira/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário