Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº de atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
xA implantação do ensino obrigatório de xadrez nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Ensino Médio, da rede pública e privada, foi um dos temas dos trabalhos do vereador Felipe Cardim na última sessão da Câmara Municipal, dia 14. O outro foi referente a implantação de alças de acesso nos bairros São Francisco e Morro do Abrigo.
O pedido para que a administração estude a possibilidade de tornar obrigatório o ensino de xadrez em unidades públicas e privadas do Ensino Fundamental e Ensino Médio foi reivindicado no Requerimento nº 435/2021. Cardim explicou que vários munícipes e amantes do xadrez solicitaram a medida.
O vereador citou o Projeto de Lei nº 2993/21, que altera a Lei nº 9394, de 20 de Dezembro de 1996, que visa estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional, para tornar obrigatório o ensino do xadrez, tendo em vista outros benefícios desse jogo milenar que extrapolam a preocupação com o desempenho escolar.
"Sou apreciador dessa arte e posso dizer que é muito bom. Não são poucos os estudos que relacionam a prática do xadrez com a melhoria do raciocínio e do pensamento e, conseqüentemente, com a melhoria do desempenho acadêmico, além de, incluir a melhoria da concentração, o controle da ansiedade e o exercício da paciência", justificou o vereador.
Alças de acesso
A instalação de alças de acesso na Avenida Manoel Teixeira, em frente à entrada para o bairro Morro do Abrigo, e em frente à entrada para o Campo do Sete, na rua Stanley F. Madeira, foi solicitada no Requerimento nª 436/2021 atendendo pedido de munícipes residentes nos bairros São Francisco e Morro do Abrigo.
Cardim explicou que as entradas mencionadas "são de grande uso e importância da população que tem encontrado muita dificuldade ao acessar as respectivas ruas devido à quantidade considerável de veículos em horário de grande fluxo". O vereador também citou estudo para possível reforma da rotatória existente na Avenida Manoel Teixeira, em frente à Borracharia São Francisco, nº. 132.
De acordo com o parlamentar, esses estudos de instalação das alças de acesso e reforma da rotatória visam levar mais segurança e bem-estar a todos, além de melhorar a circulação dos veículos na região. O vereador justificou a necessidadeem virtude também de vários acidentes ocorridos na região.
Em seus questionamentos à Prefeitura, ele indagou se existe algum projeto pré-estabelecido para o trecho viário do bairro São Francisco ao Portal da Olaria, se é possível a instalação de alça de acesso e rotatória nos trechos citados, além da reforma da rotatória existente na Avenida Manoel Teixeira, em frente ao nº 132.
18 Jun 2025 |
De autoria do vereador Professor Alex Damasceno, o Projeto de Lei nº 37/2025 regulamenta o horário de funcionamento de adegas e comércios varejistas de bebidas alcoólicas em São Sebastião.Apresentado na Sessão Ordinária desta terça-feira (17), a legisl...
18 Jun 2025 |
De autoria da vereadora Enfermeira Maria Angela, o Projeto de Lei nº 36/2025 institui, em São Sebastião, o Selo “Comércio Amigo da Mulher”. O projeto de lei foi apresentado na Sessão Ordinária desta terça-feira (17), no Plenário Zino Militão dos Santos...
05 Jun 2025 |
A Câmara Municipal de São Sebastião apresentou, nos primeiros cinco meses de 2025, um crescimento expressivo na produção e na audiência dos conteúdos publicados no site oficial da instituição. Entre 1º de janeiro e 5 de junho deste ano, foram redigidos...
23 Abr 2025 |
A Câmara de São Sebastião aprovou, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (22), o Projeto de Lei nº 16/2025, de autoria do vereador Diego Nabuco, que institui a Semana de Conscientização sobre a Síndrome Pós-Aborto no calendário oficial...
02 Jul 2024 |
A Câmara de São Sebastião vai realizar uma sessão extraordinária, nesta terça-feira, às 14 hs.A presente sessão foi convocada pelo Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal, Marcos Fuly, em conformidade com o Artigo 31, inciso I da Lei Orgânica do Munic...
08 Fev 2024 |
O presidente da Câmara, vereador Marcos Fuly, cobrou do Executivo instalações de bicicletários em todas as repartições públicas e lugares estratégicos turisticamente, em nosso município. Ele destaca que a bicicleta é um meio de transporte barato, ecológ..