Notícias #NoticiasDaCâmara

15/Out 2021

Cardim pede campanha trimestral de prevenção ao Câncer de Mama

Preocupado com o aumento nos novos casos de Câncer de Mama registrado em 2020, no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o vereador Felipe Cardim solicitou, ao Executivo, a viabilidade de ser realizada Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama a cada três meses.

A solicitação apontada no Requerimento nº 495/2021, aprovado em plenário na sessão de quarta-feira, 13, levou em conta os dados do INCA sobre aumento de 29,7% nos novos casos de Câncer de Mama, em 2020, chegando a marca de 66.280 mulheres afetadas pela doença.

Cardim explicou que, de acordo com o INCA, os "hábitos saudáveis podem reduzir incidência do câncer de mama em 13% e poupar mais de R$100 milhões do SUS, sendo assim, proponho que, junto à campanha trimestral de conscientização, sejam acrescentadas atividades específicas para o bem-estar, prevenção e benefícios", apontou o vereador em seu trabalho.

Além de reivindicar a campanha trimestralmente, Cardim questionou a Prefeitura se, no caso do pedido ser atendido, se a programação poderá ser iniciada a partir de 2022. Ele também solicitou a inclusão de atividades específicas de bem-estar, prevenção e benefícios para as mulheres.

O vereador também pediu informações se existe a possiblidade de a "Carreta da Mamografia" ser agregada em todas as campanhas trimestrais e, caso possível, que seja divulgado cronograma de atendimento por regiões. Cardim também quer saber quais ações estão previstas em relação à "Campanha Outubro Rosa visando a conscientização e prevenção ao Câncer de Mama. ? Nada mais justo e momentâneo do que termos esse olhar especial para as mulheres", frisou o vereador.

Foto: Luciano Vieira/CMSS



Notícias relacionadas



Deixe um Comentário