Notícias #NoticiasDaCâmara

05/Nov 2021

Cardim defende redução gradual de carga horária a quem estiver para se aposentar e retomada de atividades esportivas

O vereador Felipe Cardim solicitou à Prefeitura de São Sebastião estudo de viabilidade para programa de redução gradual de carga horária para as pessoas que estão perto de serem aposentadas. O pedido consta do Requerimento nº 524/2021, aprovado em plenário na sessão de quarta-feira, 3. Já, no Requerimento n° 532/2021, ele pediu a retomada das atividades esportivas nos bairros São Francisco e Morro do Abrigo.
Sobre a redução gradual da carga horária para quem estiver próximo da aposentadoria, Cardim justificou, em seu trabalho, que estudos realizados pelo Institute of Economics Affairs (IEA), com sede em Londres, constataram que a aposentadoria leva a um "drástico declínio da saúde" a médio e longo prazo. Segundo o IEA, a pesquisa sugere que as pessoas devem trabalhar por mais tempo por razões de saúde e também financeiras.
O vereador explicou que sua proposta objetiva fazer com que o impacto na paralisação dos trabalhos não seja tão drástico, mas gradual, "visando a diminuição de diversos sentimentos e sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade e insatisfação generalizada, contribuindo para poderem obter mais qualidade de vida no fim de suas carreiras".
Diante desse fato, Cardim questionou a administração sobre a possibilidade de realizar esse estudo com programa gradual de redução da carga horária e, caso isso aconteça, pediu informações sobre previsão para que a medida possa entrar em vigor. "Conheço funcionários públicos que estão há 40 anos com o mesmo serviço, das 8h às 17h, todos os dias. Me preocupa o que essas pessoas vão fazer depois".
Por essa razão, o vereador pediu um estudo que possibilite a redução da carga horária, com acompanhamento, para que as pessoas não entrem em depressão após a aposentadoria.
Atividades esportivas
Ao citar, no Requerimento nº 532/2021, que o "lazer, o esporte e a diversão é direito de todas as nossas crianças e adolescentes, segundo o artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", o vereador Felipe Cardim solicitou à Prefeitura a retomada das atividades esportivas nos bairros São Francisco e Morro do Abrigo.
Segundo o vereador, a comunidade desfrutava de algumas atividades no Centro Comunitário e escolas. Mas, devido à pandemia do Covid-19, elas foram suspensas. Com a reabertura de vários setores, em função da diminuição dos casos e internações em nível nacional, Cardim pediu estudos para a retomada da prática esportiva na região.
Ele citou que esse é o desejo de muitos jovens, em especial 16 meninas do Futsal, já vacinadas com a primeira dose contra o Covid-19, que treinavam no Centro Comunitário, e "hoje já não têm a possibilidade de treinar mais", e também trata-se de pedido de muitos pais.
O vereador questionou a Prefeitura se há a possibilidade da retomada das atividades no bairro São Francisco e no Morro do Abrigo, em especial o Futsal Feminino e quando isso poderia acontecer. Ele também pediu a manutenção do Centro Comunitário do Morro do Abrigo. "É preciso retomar as atividades, tirar as crianças da frente dos celulares e que a gente tente voltar ao novo normal", afirmou Cardim.
Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário