Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº de atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
xCom a participação de mais de 60 pessoas, a Câmara Municipal de São Sebastião realizou na tarde de quinta-feira (16), a primeira reunião do Fórum em Defesa do Porto de São Sebastião, como Autoridade Portuária Pública.
O presidente do Poder Legislativo, José Reis, autor do Decreto Legislativo 01/2021, que instituiu o Fórum, ressaltou, na abertura do evento, a importância de debater as questões relacionadas ao Porto.
"Estamos falando sobre o futuro do porto e de todos os trabalhadores que atuam neste local, portanto, sobre o futuro da nossa cidade. Parabenizo o vereador André Pierobon que sugeriu a ideia de criação do Fórum", disse.
Durante a reunião, o conferente do Porto, Luiz Felipe Santana, esclareceu sobre os objetivos e as atividades do Fórum e ressaltou a qualidade das operações ocorridas no Porto.
"Somos capazes de desenvolver todos os negócios e fazer uma operação portuária de acordo com os melhores padrões do planeta. Havendo a possibilidade de progredir a discussão sobre a municipalização que seja, mas que a autoridade portuária permaneça pública, sob o comando da iniciativa privada como já é", afirmou.
O presidente da Comissão Legislativa de Assuntos Portuários, vereador Teimoso Campos, falou sobre a aprovação do Projeto de Lei nº 114/21, na última sessão de Câmara, que autoriza o Poder Público Municipal a praticar atos e ações que objetivem a municipalização do Porto de São Sebastião.
"Se o governo do Estado não tem compromisso com São Sebastião, a Prefeitura tem", disse.
O vereador André Pierobon, secretário da Comissão Parlamentar de Assuntos Portuários, afirmou que o objetivo é unir força política.
"Já houve tempo para discussões técnicas e agora precisamos de uma proposta para que politicamente, no mínimo, sejamos escutados no processo de desestatização do Porto", afirmou.
De acordo com o parlamentar, o objetivo do Fórum será lutar para manter os empregos dos trabalhadores avulsos e dos empregados vinculados à Companhia Docas, além de assegurar a oportunidade comercial dos operadores portuários e das agências marítimas.
O vereador Felipe Cardim, membro da Comissão Parlamentar de Assuntos Portuários, ressaltou que vai lutar para que o Porto de São Sebastião seja municipalizado.
"Aproximadamente 2,5 mil pessoas tiram seu sustento do trabalho no Porto de São Sebastião, nós sabemos da importância dele para a cidade e, através do Fórum, conseguimos reunir um grupo de pessoas para dizer ao Estado: - Se você não quer o porto, São Sebastião quer", afirmou.
O comandante Sérgio Ramos, da Diretoria de Assuntos Portuários da Prefeitura, que representou o prefeito Felipe Augusto, afirmou que "o Porto não é do governo Estadual, mas do povo de São Sebastião".
"Não vamos ficar de braços cruzados vendo essa gestão portuária privada tomar conta do Porto de São Sebastião e colocando os empregos dos sebastianenses em risco", disse.
O presidente da Companhia Docas, Paulo Oda, elogiou a iniciativa e reafirmou seu compromisso de trabalhar sempre pelo interesse do Porto de São Sebastião.
O ex-vereador Diogo Nascimento, representando o deputado estadual Paulo Corrêa Júnior, informou que, no próximo ano, deverá ser criada, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a Frente Legislativa em Defesa dos Portos de Santos e São Sebastião.
"O deputado é o idealizador dessa frente, vamos fazer uma reunião e convidar todas as autoridades vinculadas. Reafirmo o compromisso com a categoria e ressalto que vamos trabalhar para atender o desejo o povo", explicou.
Durante o encontro, foram definidos os representantes de vários setores portuários que integrarão o Fórum, além dos vereadores Teimoso, Pierobon e Cardim da Comissão de Assuntos Portuários da Câmara, representando o Poder Legislativo, e o comandante Sérgio Ramos, representando o Poder Executivo.
Pelo setor portuário, foram indicados: João Carlos Cardoso da Silva (Sidaport ? Trabalhadores da Cia Docas), Gabriela Alejandra Martinez e Milton Fernandes(Sindicato dos Consertadores de Carga), Márcia de Pinho Tamasiro e Letícia Luíza Vieira Vargas da Silva (representando os vigias), Reinaldo Alves Moreira (Nadinho) e Luiz Felipe da Costa Santana (Sindicato dos Conferentes).
Também integrarão o Fórum, Leonel Pereira da Silva e Pedro Henrique Duarte (Sindicato dos Arrumadores), Robson Wilson dos Santos e Maurício César Bersaw (Sindicato dos Estivadores), Eduardo Santos de Souza (Agências Marítimas), Marco Aurélio Pombo Bokerman (M.P. Port Solutions), além de Robson Souza Bitencourt e Julio César Ramos de Jesus (Porto Vale Transp. Marítimos Ltda).
Fotos: Luciano Vieira/ CMSS
08 Mar 2023 |
Na sessão de terça-feira (07/03), por meio de requerimento, o vereador Wagner Teixeira solicitou ao Poder Executivo que envie um projeto à Câmara, que preveja o reajuste dos valores dos benefícios e aumento salarial dos integrantes do PEAD. De acordo ...
10 Fev 2023 |
O presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Fuly, reuniu-se na última quinta-feira (09/02) com uma comissão de trabalhadores da Copersuss (Cooperativa de Reciclagem União de São Sebastião). O objetivo foi a busca de propostas para melhorar a estrut...
10 Ago 2022 |
Os vereadores aprovaram na sessão de terça-feira (09/09), o Projeto de Lei 53/2022, de autoria do vereador André Pierobon, alterando a Lei nº 2.494 de 2017, que dispõe sobre as normas relativas ao comércio ambulante no município.Entre as alterações, o ...
10 Nov 2021 |
O vereador André Pierobon solicitou, por meio do Requerimento n° 539/2021, prorrogação de pagamento das licenças de ambulantes, artesãos e taxistas para 31 de dezembro deste ano, além da permanência dos carrinhos de ambulantes na praia, em sessão reali...
14 Out 2021 |
Os vereadores aprovaram na sessão de quarta- feira (13/10), o Projeto de Lei 81/2021, de autoria do vereador Wagner Teixeira, que alterou a lei º 1.745 de 29 de abril de 2005, que instituiu cria o Programa Emergencial de Auxilio- Desemprego. De acordo..
29 Set 2021 |
Foi aprovada a moção nº 24/21, de autoria do vereador Felipe Cardim, de repúdio à Emenda nº 18, de autoria do Deputado Federal Kim Kataguiri, incluída na Medida Provisória 1063/2021, que revoga a Lei nº 9.956/2000. A emenda visa permitir o funcionamen..