Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº de atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
xUm manifesto em favor de justiça pela morte do pescador Luiz Fernando Ribeiro, mais conhecido como Butica, ocorrida há seis meses e sem esclarecimentos oficiais até o momento, resultou na aprovação da Moção de Apelo nº 28/2022, assinada por todos os vereadores de São Sebastião, em busca de solução para a morte do jovem, de 41 anos, que mobilizou toda a cidade.
A moção, endereçada ao governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e ao Governo Federal, para que intercedam, junto à Polícia Civil, ao Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), ao Núcleo Especializado da Polícia Marítima Federal (NEPOM) e à Marinha do Brasil, foi aprovada na sessão de terça-feira (13), após manifestação de familiares e amigos de Butica. O apelo é para que sejam concluídas as investigações que vêm sendo realizadas, em conjunto, pela Polícia Civil e Marinha, visando esclarecer definitivamente a morte de Butica, que teve sua lancha atropelada por uma embarcação em 11 de março.
O ato no plenário da Câmara ocorreu após manifestação de familiares e amigos, em frente ao Legislativo, quando também a lancha de Butica foi trazida em carreata, pelas ruas do município, até a concentração no Largo da Matriz onde faixas indagavam: "Quem matou Butica?" e clamavam por Justiça. Após o início da sessão, o presidente da Câmara, José Reis, elogiou a manifestação pacífica e afirmou que o papel do Legislativo era também cobrar as autoridades, pois a justiça "é o anseio desta Casa e de todos os vereadores". Em comum acordo com os parlamentares, foram retirados da pauta os requerimentos ainda não lidos na sessão que foi suspensa, por tempo indeterminado, para que familiares e amigos pudessem se manifestar.
"Queremos Justiça"
"O intuito aqui é fazer justiça pelo que aconteceu com meu irmão e pedir o apoio de todos vocês para cobrar o que está acontecendo na nossa cidade", afirmou Victor Mariano Ribeiro, lembrando que se passaram seis meses da morte de Butica e ainda o caso está em investigação. "Covardes atropelaram ele, não prestaram socorro, fugiram e ainda querem ficar impunes. Venho, com os amigos, pedir que nos ajudem a resolver isso o mais rápido possível" frisou Victor, pedindo Justiça.
Chefe de Butica, que era marinheiro de máquina, a comandante da Travessia da Balsa São Sebastião/Ilhabela, Larissa Tavolaro Ferreira, falou da dor da família e da indignação com a falta de respostas sobre o caso. "É difícil para todos nós, cidadãos, porque é revoltante demais. A gente precisa se por no lugar da família. Imagina se é nosso filho?. Enquanto a gente, como ser humano, não entender que a dor do outro é a nossa dor, a gente não entendeu nada nessa vida".
Larissa frisou que não se trata apenas de pedir a prisão de alguém, porque "isso não vai trazer o Butica de volta. É muito triste essa impunidade ficar desse jeito". Ela comentou que o caso foi um acidente que poderia ter sido resolvido naquela noite. "Até aquela hora, ninguém era culpado. Agora virou homicídio. A pessoa se calou, tá todo mundo calado. Então não é mais um acidente, é um homicídio e a gente não pode deixar passar", finalizou clamando por Justiça.
Solidariedade e cobranças
Amigo da família, o vereador Wagner Teixeira tem cobrado por resultados em manifestações já realizadas na Tribuna Livre, na Câmara Municipal. Ao lado de Victor, ele falou da necessidade de se cobrar esclarecimentos da Polícia Civil e Marinha. "Isso não é um problema político, é uma vida que se perdeu. Não vamos parar enquanto não descobrirmos quem matou o Butica". Segundo Wagner, a "polícia vai chegar aos autores em algum momento. Agora virou homicídio porque pessoas ocultam provas, equipamentos, dificultam o trabalho da Polícia e da Marinha. Isso caracteriza crime. Queremos só justiça".
O vereador Marcos Fuly, que propôs a Moção de Apelo, frisou que a Câmara e todos estão solidários à família e amigos. Ele declarou que o "que não pode acontecer é um cidadão comum, um simples civil, achar provas e a polícia não achar. Isso começa a criar situações que deixa a gente preocupado". Fuly disse que acredita na justiça, mas que é preciso respostas para cessar o sofrimento da família e amigos. "Acredito que foi um acidente que virou crime, por conta de pessoas irresponsáveis, e tem de ser apurado".
Para o vereador Edivaldo Pereira Campos (Teimoso), amigo de Butica, é preciso que a "Polícia Civil e Marinha deem uma resposta imediata. Seja quem for, que pague porque ninguém sai pro mar para brincar. Ele saiu para defender o que gostava e o pão de cada dia. A gente está muito preocupado com essa situação". Já, o vereador Diego Nabuco afirmou: "sei bem a dor de vocês porque já perdi um irmão assassinado em 2004 e sei o que é sentir isso". Ele parabenizou Victor e os amigos pelo empenho na missão de cobrar as autoridades e afirmou que a "justiça tem de prevalecer".
Indignação
"A gente jamais vai aceitar o que está acontecendo calado. Fui militar da Marinha que me trouxe para São Sebastião. Sei como essa instituição é séria e conheço os canais para que a gente possa fazer com que essa Moção de Apelo seja ouvida e atendida em clamor da nossa sociedade", afirmou o vereador André Pierobon. Ele lembrou que há tecnologias que podem ser usadas na investigação. "O que está faltando é empenho, vontade. Mas o Legislativo e a sociedade não vão deixar que isso aconteça. Vamos clamar por justiça". Segundo Pierobon, a Moção de Apelo é o "instrumento para mostrar essa indignação e cobrar competência de quem deve ter competência e não omissão".
O vereador Ercílio de Souza parabenizou Victor e amigos pela coragem de lutarem para chegar à uma resposta sobre a morte de Butica. Como marinheiro formado, ele lembrou que na Marinha de Guerra são treinados para salvar vidas. Ele questionou o fato de o condutor do barco que provocou o acidente não ter parado para prestar socorro. O vereador Daniel Simões parabenizou Victor e os amigos pela luta por justiça. "Tenho certeza que você terá resposta o mais breve possível".
O vereador Pedro Renato disse que não teve a oportunidade de conhecer Butica, mas destacou a índole do jovem e da família. "Sabemos que ele era nota mil", disse Renato reiterando seu apoio a todos.
"Não tive o prazer de conhecê-lo, mas vocês têm de lutar sim", declarou o vereador Maurício Bardusco. Ele recomendou, inclusive, que recorram ao "Ministério Público, à Corregedoria da Polícia Civil e da Marinha por não prestarem esclarecimentos para vocês, por vocês sentirem que o processo não está andando".
O vereador Giovani dos Santos (Pixoxó) disse também que não conhecia o Butica. "Nunca tivemos contato. Tenho percebido, durante todo esse movimento, o quanto seu irmão é querido na sociedade e na cidade. É terrível a dor". Ele também frisou a importância da Moção de Apelo. "Acho que é a ferramenta que temos para buscar uma resposta das autoridades". Já, o vereador Daniel Soares declarou: "Em nome do Victor, parabenizo todos vocês por essa manifestação. A gente tem de brigar por justiça".
Verdade
"Esta Casa, todos os vereadores, se posicionaram sempre a favor da verdade, em busca de justiça ao seu irmão para que conforte os familiares. Isso não vai trazer ele de volta, mas, pelo menos, a gente vai ter justiça. Parabenizo todos os esforços da família e amigos. A gente sente muito. Butica era um irmão, um brother de muitos anos de amizade", frisou o presidente Reis.
Ao explicar que a Moção de Apelo, assinada por todos os vereadores, seria aprovada na mesma noite e encaminhada aos governos Estadual, Federal e demais órgãos competentes em busca de respostas, Reis frisou: "a moção aprovada nesta Casa é fruto da manifestação de vocês. Nós, vereadores, estamos do lado de vocês. Podem contar com os nossos esforços para o que der e vier", finalizou o presidente do Legislativo.
Fotos: Luciano Vieira/CMSS
.
.
18 Jun 2025 |
De autoria do vereador Professor Alex Damasceno, o Projeto de Lei nº 37/2025 regulamenta o horário de funcionamento de adegas e comércios varejistas de bebidas alcoólicas em São Sebastião.Apresentado na Sessão Ordinária desta terça-feira (17), a legisl...
18 Jun 2025 |
De autoria da vereadora Enfermeira Maria Angela, o Projeto de Lei nº 36/2025 institui, em São Sebastião, o Selo “Comércio Amigo da Mulher”. O projeto de lei foi apresentado na Sessão Ordinária desta terça-feira (17), no Plenário Zino Militão dos Santos...
05 Jun 2025 |
A Câmara Municipal de São Sebastião apresentou, nos primeiros cinco meses de 2025, um crescimento expressivo na produção e na audiência dos conteúdos publicados no site oficial da instituição. Entre 1º de janeiro e 5 de junho deste ano, foram redigidos...
23 Abr 2025 |
A Câmara de São Sebastião aprovou, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (22), o Projeto de Lei nº 16/2025, de autoria do vereador Diego Nabuco, que institui a Semana de Conscientização sobre a Síndrome Pós-Aborto no calendário oficial...
02 Jul 2024 |
A Câmara de São Sebastião vai realizar uma sessão extraordinária, nesta terça-feira, às 14 hs.A presente sessão foi convocada pelo Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal, Marcos Fuly, em conformidade com o Artigo 31, inciso I da Lei Orgânica do Munic...
08 Fev 2024 |
O presidente da Câmara, vereador Marcos Fuly, cobrou do Executivo instalações de bicicletários em todas as repartições públicas e lugares estratégicos turisticamente, em nosso município. Ele destaca que a bicicleta é um meio de transporte barato, ecológ..