Notícias #NoticiasDaCâmara

29/Abr 2021

André Pierobon propõe inclusão de médico veterinário nas unidades de saúde e retorno das Agências de Correios Comunitárias

A instalação de estruturas de atendimento médico veterinário para animais PET´s e inclusão de médico veterinário nas Unidades de Saúde da Família (USF´s), bem como o retorno das Agências de Correios Comunitárias foram os temas dos trabalhos apresentados pelo vereador André Pierobon na sessão de terça-feira, 27.
A proposta para instalação de estruturas de atendimento veterinário para PET´s e inclusão desses especialistas foram defendidas no Requerimento nº 210/2021 em que ele citou que "a convivência com pets traz inúmeros benefícios para as pessoas como: vínculo afetivo, mais alegria em casa, união na família e combatem a depressão".
O vereador comentou que, "segundo estudo da Universidade de Azabu, no Japão, o animal de estimação estimula a produção de ocitocina, hormônio que ajuda o ser humano a ter maior sensação de bem-estar". Entre os benefícios da companhia desses animais, ele citou que fazem bem ao coração e aumenta a imunidade.
"O contato com animais de estimação pode melhorar o sistema imunológico de crianças e adultos, fortalecendo o organismo contra doenças como dor de cabeça, resfriados e alergias. Segundo pesquisa realizada pelo Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP), a convivência com pets contribui para o aumento de imunoglobulina A - anticorpo na mucosa que previne proliferação viral ou bacteriana".
Em função de todos os benefícios promovidos pela convivência com animais de estimação, o vereador questionou se a administração possui projetos para a instalação de estruturas de atendimento médico veterinário para animais PET's, com diversos serviços de atendimento, prevenção de doenças, calendário do serviço de castração móvel nos bairros do Município, entre outros. Caso positivo, informar previsão para início dos trabalhos e quais regiões poderiam ser contempladas com a medida.
Correios
Já, no Requerimento nº 211/2021, Pierobon pediu informações sobre a viabilidade do retorno das Agências de Correios Comunitárias, nos moldes do convênio com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), nas regiões Norte, Central e Sul do município, bem como o cadastramento do Conjunto Habitacional do bairro do Jaraguá, visando o início do atendimento dos serviços dos Correios na região.
O vereador lembrou as "dificuldades que os Correios têm em chegar aos locais mais distantes do Centro, fazendo com que os moradores dessas regiões sofram prejuízos e tenham de deslocar-se longas distâncias, por vezes atrapalhando em seu dia a dia?. Ele também reforçou que ?os convênios celebrados pelos Correios com órgãos públicos municipais para a prestação de serviços postais básicos, por meio de Agências de Correios Comunitárias, e os respectivos repasses, favorecem e agilizam os serviços oferecidos à comunidade".
De acordo com Pierobon, "como as agências comunitárias na Costa Norte, Topolândia, São Francisco, Maresias, Boiçucanga e Juquehy, tiveram suas atividades encerradas, ocasionando grande transtorno a população dessas regiões", ele pediu estudo de viabilidade do retorno do atendimento e informações dos motivos para o encerramento das atividades.
Ele também questionou se a Prefeitura, "através dos setores competentes, tem enviado os decretos das ruas atualizados para o setor responsável dos Correios" e se a administração possui estudos para o cadastramento do Conjunto Habitacional do bairro do Jaraguá, visando o início dos serviços dos Correios na região.
Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário