Notícias #NoticiasDaCâmara

13/Mai 2021

André Pierobon defende Programa Passe Social e pede informações sobre retorno de transporte universitário

Implantação do Programa Passe Social visando atender ambulantes, artesãos, artistas, pessoas desempregadas e em estado de vulnerabilidade foi defendida pelo vereador André Pierobon na sessão de terça-feira, dia 11. Ele também abordou a questão do Transporte Escolar Universitário em atendimento aos estudantes para realização de aulas práticas presenciais nas faculdades em cursos específicos.
A defesa da implantação do Programa Passe Social foi feita no Requerimento nº 232/2021 em que Pierobon apontou as "dificuldades enfrentadas por diversas famílias em nosso município, devido ao desemprego, que tem levado essas famílias ao estado de vulnerabilidade". E, "entre as diversas dificuldades enfrentadas, o uso do transporte coletivo gera uma despesa considerável", justificou o vereador.
Segundo Pierobon, o passe social "visa atender, através do uso do transporte público coletivo, os munícipes em estado de vulnerabilidade e as classes de profissionais que tiveram suas atividades interrompidas em decorrência da Pandemia da Covid-19 como ambulantes, artesãos, artistas e pessoas desempregadas".

Segundo ele, o benefício visa, também, atender o público do Cadastro Único (CadÚnico), com renda de zero até R$ 178,00 per capita. O vereador explicou que os beneficiados terão um cartão carregado com certa quantidade de passes, com recarga automática mensal. A utilização dos créditos vai depender do uso de cada beneficiado.
O vereador questionou se a Prefeitura possui o cadastro atualizado com números de ambulantes, artesãos, artistas, pessoas desempregadas que se encontram em estado de vulnerabilidade e algum estudo para subsidiar a implantação do Programa Passe Social, visando atender esses grupos. Caso positivo, informar dados atualizados e prazo para implantação do programa.
Transporte Universitário
Já, no Requerimento nº 233/2021, Pierobon pediu informações à Secretaria de Educação sobre o retorno do Transporte Escolar Universitário, em atendimento aos estudantes para a realização das aulas práticas presenciais nas faculdades em cursos específicos. O vereador lembrou que algumas faculdades já programaram e reiniciaram as aulas práticas presenciais.
Segundo Pierobon, "o transporte escolar universitário é um direito dos estudantes sebastianenses e tem colaborado para a realização da formação acadêmica de centenas de jovens e adultos do nosso município". Ele também explicou que o "retorno das aulas práticas presencias serão aplicadas aos estudantes de alguns cursos específicos (especialmente voltados a Saúde) e os demais permanecerão em sistema de aulas on-line".
Levando em conta a necessidade dos estudantes que necessitam do transporte escolar universitário, o vereador questionou se a Secretaria de Educação possui programação para o atendimento, por meio do transporte escolar universitário, aos alunos que retornarão às faculdades nas aulas presenciais. Caso afirmativo, pediu previsão para o retorno do transporte e, caso negativo, pediu que seja elaborada, com urgência, a programação para atendimento aos estudantes cadastrados no retorno das aulas práticas presenciais nas faculdades em cursos específicos.

Foto: Luciano Vieira/CMSS


Notícias relacionadas



Deixe um Comentário